Pesquisar
Close this search box.

Rolândia: 73 anos de História e histórias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia: 73 anos de...

Rolândia completa, neste sábado (28), 73 anos de sua emancipação política. Se ainda estivéssemos sob o aniversário de 29 de junho, início da construção da primeira casa, estaríamos caminhando para o nosso 83º aniversário. Para auxiliar no resgate histórico, relatamos algumas informações e fotos publicadas no livro “Aspectos Históricos de Rolândia”, da professora Cláudia Portellinha Schwengber – lançado em outubro/2003.

A comemoração no dia 29 de junho já foi alvo de uma grande polêmica. Em toda sua história, Rolândia já comemorou seu aniversário em quatro datas diferentes. Primeiramente no dia 28 de janeiro, data em que ocorreu a instalação do Município, no ano de 1944. O dia 28 de janeiro ficou mantido até 1962, quando a Câmara de Vereadores, transferiu, sem nenhum fundamento histórico, a data de aniversário para o dia 27 de novembro, alegando ser uma data sem a concorrência de aniversários de cidades da região.

Já em 1974, durante a gestão do prefeito Orlandino de Almeida, o aniversário de Rolândia volta ser comemorado na data da emancipação política, ou seja, no dia 28 de janeiro. Porém, no ano de 1974, as comemorações ocorreram no dia 19 de março, dia do padroeiro da cidade. Tempos depois, as comemorações retornaram para o dia 27 de novembro.

A escolha do dia 29 de junho foi feita em 1984, quando a Câmara de Vereadores sugeriu a transferência da data com base em farta documentação apresentada por Manoel Flores Segura. A justificativa para a alteração foi o início da construção da primeira casa em Rolândia (Hotel Rolândia) no dia 29 de junho de 1934.

O livro de Cláudia Portellinha também traz algumas curiosidades sobre o surgimento de Rolândia. Como os primeiros lotes agrícolas, que foram vendidos a imigrantes japoneses em 1932. O primeiro edifício construído, “Hotel Rolândia”, era de propriedade de um russo, Eugênio Larionoff, concluído pelo carpinteiro Tolmitt em 15 de janeiro de 1935. O primeiro morador da cidade foi Pedro Rosa, um brasileiro arrendatário do Hotel Rolândia. 
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: