Pesquisar
Close this search box.

Bibliotecas de Rolândia já estão prontas para a volta às aulas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Bibliotecas de Rolândia já...

Com milhares de livros à disposição da população, as bibliotecas do município de Rolândia já estão em funcionamento. Desde o dia 01 de fevereiro, a Biblioteca Central já funciona até as 8 horas da noite. De acordo com Neide Aparecida Cavalaro, coordenadora das bibliotecas municipais, a Biblioteca Central conta com cerca de 45 a 46 mil exemplares. A Biblioteca do SESI, localizada no jardim San Fernando possui de 4 a 5 mil, mesma quantidade da Biblioteca Cidadã, do Domingos Neves. Já as bibliotecas de São Martinho e do Bartira possuem aproximadamente 1500 exemplares cada uma.

A expectativa de Neide é que os próximos dias sejam movimentados nas bibliotecas. “A gente tem bastante livros para o pessoal estar devolvendo”, conta. Segundo ela, no centro o público é grande. Especialmente no período de aulas, há muito movimento diário devido às pesquisas e trabalhos escolares.

Os computadores de todas as bibliotecas possuem acesso a internet, como Neide explicou. Há restrições apenas para o uso de redes sociais. Na biblioteca do centro, são seis com impressora; no San Fernando são nove e no Domingos Neves são nove também.

Como explicou a coordenadora, o SESI é um órgão, então a prefeitura só administra, e a biblioteca cidadã é um projeto estadual. Os computadores e os livros que foram doados são parte desses projetos. “Só na central que a prefeitura colocou os computadores, nas outras vieram por projetos, por isso tem mais”, justificou Neide.

Doações – Mesmo assim, todas as bibliotecas recebem muitas doações. Para doar, basta entregar os livros em uma das bibliotecas. “A gente aceita qualquer tipo de material, didático, revistas e fazemos a redistribuição entre as cinco bibliotecas”. O único critério, segundo Neide, é que os materiais estejam em bom estado.

Para fazer um cadastro e poder emprestar livros, o procedimento é simples. Basta chegar até qualquer uma das bibliotecas com um documento e comprovante de residência e a ficha será aberta na hora. “Só aqui na do centro que precisa de uma foto; nas outras, não”, completou a coordenadora. É possível também renovar o cadastro, caso a pessoa não frequente a biblioteca há algum tempo.

Sobre a devolução de materiais, Neide conta que muitos não vão até a biblioteca devolver o livro pela preocupação com o valor da multa de atraso, já que o prazo para devolução é de uma semana. “Nem que não tenha o dinheiro da multa, venha conversar com a gente, o principal é devolver o livro”, esclareceu.

As bibliotecas do SESI, no San Fernando; a Cidadã, no Domingos Neves; de São Martinho e do Bartira funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Já a Biblioteca Central funciona em horário estendido: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 20h.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: