Rolândia sedia curso para chefes escoteiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia sedia curso para...

   Com apoio do Grupo Escoteiro Guarani, será realizado em Rolândia o Módulo Jogos e Canções para seus chefes no sábado (11) e domingo (12), na Pousada das Alamandas. O curso será ministrado por Kiko Cabalero e Juliane Saebe, que tem uma equipe em Foz do Iguaçu – a dupla terá a companhia de um grupo de paraguaios para ajudar na aplicação o curso.

  De acordo com Maria de Fátima Dal-Bo, conhecida como Chefe Far, o curso já foi realizado na cidade há alguns anos. Neste ano, ele terá início neste sábado de manhã seguindo a cerimônia tradicional dos escoteiros e os participantes vão acampar na pousada. O curso inclui material pedagógico, como apostila, para auxiliar nas atividades.
O curso é direcionado para os chefes, escoteiros que já passaram pela categoria dos Pioneiros, dos 18 aos 21 anos. O objetivo é passar esse conhecimento para eles poderem aplicar com os jovens escoteiros, já que as canções, segundo a Chefe Far, têm fundo educativo. “É divertido o jovem saber canções diferentes para aplicar nos jogos, e a maioria das canções são com brincadeiras, não é uma canção que você só canta”, explicou. Mesmo assim, todo mundo entra na brincadeira das canções. “Não tem idade, são todas as idades”, afirma.
Como conta a Chefe Far, o módulo foi aberto para todo o Paraná e receberá chefes de Cambé, Londrina, Telêmaco Borba, Ibaiti, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão, Maringá, Colorado e Paranavaí. De Rolândia, participaram cerca de 15 chefes. São aproximadamente quinze grupos escoteiros e mais um de bandeirantes, totalizando 60 pessoas entre cursantes e equipe. Ela explicou que o movimento dos bandeirantes tem os mesmos princípios dos escoteiros, mas na época de sua fundação atendia apenas mulheres, porque elas não podiam fazer atividades juntas. Atualmente, tanto os escoteiros quanto os bandeirantes incluem homens e mulheres.
Chefe Far finalizou destacando que o Grupo Escoteiro Guarani completa 50 anos em Rolândia em 2017. “Então esse ano nos temos inúmeras atividades comemorativas do aniversário”, afirmou. O grupo de escoteiros vai receber neste ano, a Comenda Roland, uma homenagem da Câmara Municipal em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: