Pesquisar
Close this search box.

Papo Reto: E o Enem? – por Renato Malacrida

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Papo Reto: E o...

E o ENEM
Duas semanas se passaram, mas nas redes sociais ainda se discute algumas questões do ENEM. E ae, galera, o que acharam deste exame? Foi difícil? Cansativo? Acredito que seria um pouco dos dois, né? Mas ai vocês prestaram atenção de como as questões estão complexas e exige do aluno um grau de conhecimento mais apurado?

Andei dando aquela olhada nas questões de história, filosofia e sociologia, e falar pra vocês: onde estavam tais questões no ensino médio? Vários assuntos vi apenas na universidade e mesmo assim, foi complicado!

O que vou falar não é mistério algum. Diante do ENEM deste ano, deverá haver uma reformulação no ensino nas nossas escolas públicas. Infelizmente, não é novidade para ninguém, que temos um currículo cheio e pouco tempo para se debater aquilo que está no planejamento. Lógico que, quando podemos, acabamos discutindo autores, mas e ae? Fica na superficialidade. A escola, que deveria ser um local de produção, acaba sendo de reprodução de conhecimento. Certamente temos nossa parcela de culpa, mas mesmo assim ainda é utopia o tipo ideal de escola, mas não impossível.

Novembro Azul

Já ouviu falar? Novembro Azul trata-se da maior campanha do pais para a conscientização e incentivo à prevenção contra o câncer de próstata. Às vezes por medo de um dedo podem acontecer coisas piores! Sem medo. Aí você que tem mais de 40 anos, fique tranquilo que não há risco de se apaixonar pelo médico ou colocar em dúvida sua masculinidade. 

Mas brincadeiras à parte, o câncer de próstata é bem silencioso! São 68 mil casos por ano no Brasil, onde quase 14 mil acabam em morte. Mas sabe-se que a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%. Mas o problema maior ainda é o tabu com relação a realização dos exames, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha nessa prevenção. Tá na idade? Vá sem medo!

Renato Malacrida, prof. de História

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: