Pesquisar
Close this search box.

PSA: homens às UBSs

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. PSA: homens às UBSs

Fazer com que os homens vão até as Unidades Básicas de Saúde para fazer consultas e exames preventivos. Esse é o objetivo da campanha da Secretaria de Saúde de Rolândia dentro do Novembro Azul, mês dedicado ao combate ao câncer de próstata. “Vamos fazer 600 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) nos postos de saúde durante os meses de novembro e dezembro”, explicou a coordenadora dos Programas de Atenção Básica de Rolândia, Luciana Cavéquia Garcia.

Esse exame de sangue é uma espécie de preventivo que detecta qualquer alteração na próstata. “Mas ele não substitui o exame de toque retal, importantíssimo para se detectar o câncer”, ressaltou a coordenadora. Foi com o objetivo de divulgar a campanha que Luciana Cavéquia foi até a Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (03). “O câncer de próstata atinge mais aos homens, proporcionalmente, do que o câncer de mama atinge às mulheres. As razões disso são a falta de informação e o preconceito que envolve o exame do toque”, afirmou a coordenadora.

As recentes campanhas têm diminuído esse preconceito, mas, ainda assim, estima-se que um entre seis homens irá adquirir a doença. “A boa notícia é que 9 em cada 10 casos têm chance de 99% de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente”, enfatizou a coordenadora.

Os exames de PSA

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, os homens com mais de 45 anos devem procurar os postos de saúde para fazer o PSA. “Ele deve ir ao posto de saúde, falar com uma enfermeira, que o orientará. Um clínico pedirá o exame e o material será colhido no próprio posto”, revelou Luciana Cavéquia. “Em algumas unidades, a consulta será marcada na hora e, em outras, pode levar mais tempo, mas marcaremos o mais rapidamente possível”, afirmou.

Ainda de acordo com a coordenadora, os postos estão abertos durante o ano todo para receber os homens e não só durante o Novembro Azul. Em Rolândia, os horários de funcionamento dos postos de saúde é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: