Pesquisar
Close this search box.

Cervin completou 32 anos de fundação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Cervin completou 32 anos...
O Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova) completou 32 anos de fundação no dia 28 de fevereiro. A entidade de Rolândia atende pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas desde 28 de fevereiro de 1985. “Nesse período, mais de 6 mil pessoas passaram pelo programa adulto do Cervin”, explica revela Edson Antonio Galvan, coordenador geral da entidade. O Cervin também conta com uma unidade feminina, que fica em Cambé, e tem 13 anos – por lá já passaram mais de 600 mulheres. O suíço Josep Dietsche é o atual presidente da entidade, que foi fundada pelo pastor Manfred Gumbel.

Pedal solidário
De acordo com Galvan, a entidade irá promover uma pedalada solidária para arrecadar recursos para pagar os professores dos cursos de seus programas. “O evento será no dia 07 de maio e o dinheiro da inscrição será todo para o pagamento dos professores”, explicou o coordenador. Os cursos a que se refere o coordenador são o de azulejista, montador de móveis, padaria e informática. “Temos uma emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB), mas que é para adquirir equipamentos – não podemos pagar os professores com ela”, afirmou Galvan.

O evento ciclístico se chama “Eu pedalo essa ideia” e sairá de Arapongas, passará por Rolândia, chegando ao Cervin e tem todo o trajeto de retorno. “Há percursos de 15, 25 e 60 quilômetros”, ressaltou Galvan. As inscrições custam R$ 45 e podem ser feitas a partir de segunda-feira (06) no site da Sympla, uma plataforma onlina de eventos (www.sympla.com.br).

Livro do Cervin
Em 2015, quando comemorou 30 anos, o Cervin lançou um livro institucional que conta as história da entidade e que traz testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela entidade. O livro custa R$ 25,00 e poderá ser adquirido na sede da instituição (através do fone 3256-3325) e na livraria Logos Casa Gospel (rua Monteiro Lobato 183). Ainda em 2015, a entidade foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Rolândia com uma Moção de Congratulações, entregue no dia 02 de março. 

História
O Centro de Recuperação Vida Nova (CERVIN) foi fundada em 28 de fevereiro de 1985 no município de Rolândia. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins econômicos, que tem por finalidade prestar serviços de Atenção, em Regime Residencial, voltadas para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial.
A instituição oferece os seguintes programas de tratamento terapêutico de drogadicção: Programa de adolescentes (masculino) desde 1985; Programa de adultos (masculino) desde 1996; Programa de adolescentes e adultas (feminino) desde 2004 (Unidade Feminina de Cambé).

O tratamento para dependentes químicos propostos pelo CERVIN é destinado a quem não tem mais condições de resolver à situação-problema sozinho ou através de tratamento ambulatorial. Daí a necessidade de internação, adequada ao seu problema, com acompanhamento de equipe devidamente preparada, como: médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogos, assistente social, monitores, instrutores de oficinas, entre outros.

Os Programas oferecem atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de risco pessoal e social, decorrente da dependência química e os desdobramentos sociais do uso, como: convivência com grupos de risco, as condições desfavoráveis para aquisição das substâncias psicoativas e eventualmente o envolvimento com tráfico, aliado a perda da censura, promovido pela ação das drogas, expondo o usuário e seu sistema familiar a riscos. 

A família do usuário de drogas precisa de orientação quanto à doença dependência química, para aprender a auxiliá-lo, na construção do enfrentamento desta problemática, promovendo proteção visando à manutenção da abstinência, resgatando e fortalecendo os vínculos familiares e sociais.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: