Pesquisar
Close this search box.

Mochilas – por Dr. Sérgio Luiz Rossi

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mochilas – por Dr....
As mochilas são fundamentais para o transporte dos materiais escolares e devem ser utilizadas adequadamente para prevenir as alterações de postura, dores na coluna e alterações no caminhar. As mochilas pesadas podem causar lesões nas placas de crescimento dos ossos e, no caso das crianças, fazer com que deixem de crescer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as crianças não devem transportar mais do que 10% do seu peso. Para se ter um exemplo, uma criança que pesa 30 kg não pode carregar mais que 3 kg de material. Além disso, as mochilas não devem ser utilizadas por mais do que uma hora por dia. 

O problema do peso nas mochilas deve ser resolvido pelos pais, educadores e alunos. Verificar se a criança não está levando material desnecessário ou em excesso, ou a escola fornecer armários para armazenar os materiais são medidas que já ajudam. 

As mochilas sem rodinhas são carregadas nas costas. Elas devem ter o tamanho ideal para cada criança, de forma que se ajustem bem à coluna sem folga. A mochila solta puxa o corpo para trás e força os músculos. O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva lombar da coluna e nunca deve ficar mais de 10 cm abaixo da cintura da criança. Também não deixe que o aluno carregue a mochila em apenas uma alça. A mochila deve ser carregada com as alças nos dois ombros para que a carga fique distribuída na região central mediana do corpo.

As mochilas com rodinhas são as mais indicadas para as crianças. Atenção deve ser dada em como a mochila é levada, pois a criança não deve curvar-se para alcançar a sua alça.
O material deve ser bem distribuído: livros e cadernos mais pesados devem ficar bem rentes à coluna; não se deve deixar materiais soltos na mochila para evitar desequilíbrios e sobrecarga de impacto; deve-se trocar cadernos por fichários, levando apenas folhas novas à escola; e é importante levar os lanches em uma lancheira avulsa.
Dr. Sérgio Luiz Rossi é pediatra atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o (43) 3255-1717

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: