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Audiência Pública esclarece atribuições de Urgência e Emergência na Saúde

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Na tarde de terça (14), foi realizada na Câmara Municipal de Rolândia uma audiência pública sobre Urgência e Emergência. Shirley Conceição Rezende, diretora da Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, relatou que a partir de uma solicitação do Conselho Municipal de Saúde, a secretaria organizou a audiência para prestar explicações sobre os serviços. “Viemos esclarecer a diferença entre os serviços como o transporte do TEC, o atendimento do Samu”, explicou. A audiência esclareceu as funções do Pronto Atendimento (PA) para urgência e emergência, transporte sanitário e Samu 192. “A gente vai diferenciar a atribuição de todos esses serviços e como eles funcionam dentro da rede”, declarou Erika Fernanda dos Santos Bezerra Ludwig, gerente da Urgência e Emergência da secretaria de Saúde. 

Erika afirmou que é preciso distinguir os serviços para que a população saiba a quem recorrer em determinadas situações, agilizando os atendimentos com os profissionais qualificados. Os serviços de Urgência e Emergência são realizados pelo Samu 192. Já o TEC apenas transporta pacientes de baixa gravidade que não têm condições de se deslocarem até o local de atendimento. Para solicitar transporte do TEC, os telefones são 0800-400-1105 ou 3906-1105 ou o transporte pode ser agendado diretamente na Rua Santa Catarina, 1380, sede do TEC ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). ”O grande objetivo é informar a população sobre o funcionamento desse serviço, bem como otimizar o serviço”, afirmou a gerente. “Existem muitas dúvidas em relação à utilização dos serviços de urgência e emergência, que se não utilizados corretamente diminuem a qualidade do atendimento”, disse.

A gerente da Urgência e Emergência diferenciou os dois tipos de serviços. Segundo ela, a emergência é algo prioritário e imediato. “É aquela pessoa que precisa ter uma celeridade no seu tratamento, ela precisa de uma resolução imediata”, esclareceu. São exemplos de situações de emergência, quadros mais graves como paradas respiratórias, afogamentos, acidentes graves, infartos e derrame cerebral. Já a urgência compreende o atendimento a uma pessoa que acabou de sair de uma crise convulsiva, alguém com vômito e diarréia persistentes e dor aguda, por exemplo. “Eu tenho uma urgência em resolver, mas não tem a gravidade da emergência”, explicou Erika.  

Rosana Alves, secretária de Saúde, afirmou que a informação otimiza o atendimento. “A população tem muita dúvida em relação a qual serviço procurar em determinado momento”, disse. Além da audiência, Rosana assegurou que o trabalho terá continuidade. “Nós vamos estar fazendo esse trabalho o ano inteiro, vamos marcar outras reuniões, faremos reuniões em bairros também”, declarou a secretária. Além disso, os agentes de saúde vão levar folders nas casas para informar a população.

O vereador João Ardigo (PSB), acompanhou a audiência e ressaltou a importância da secretaria de saúde diferenciar as atribuições do PA, Samu e TEC. “É muito importante principalmente para nós, legisladores, porque muitas vezes somos cobrados do atendimento”, afirmou o parlamentar.

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