Pesquisar
Close this search box.

Saúde comemora sinalização de verbas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde comemora sinalização de...
A secretária de Saúde de Rolândia, Rosana Alves, esteve no gabinete do secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto, com o deputado estadual Cobra Repórter e na reunião, foram sinalizados vários recursos importantes para o município, que incluem a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Oliveira, construção de duas novas unidades e diversos equipamentos.

Em relação à construção de duas UBSs, Karla Giovana B. Ulinski, diretora da Atenção Primária da secretaria de Saúde, afirmou que o valor para essa finalidade provavelmente será 1 milhão e 300 mil reais, divididos igualmente para as duas unidades e o município precisará entrar com uma contrapartida. Ambas as unidades terão tamanho equivalente as UBS do Parigot e Santiago, que tem porte médio e aproximadamente 400 m². Elas poderão comportar até três equipes da Estratégia de Saúde da Família. 

Karla justificou a escolha do jardim Planalto e Asteca para receberem as UBSs por serem regiões em crescimento. De acordo com a diretora, atualmente, a população dessa região é atendida pela unidade central, referência para cerca de 16.400 pessoas. “A gente vê tanto a rodovia quanto o trilho, a linha férrea como um impedimento, uma dificuldade geográfica para os usuários”, explicou. 
A diretora afirmou que já está trabalhando na parte burocrática do projeto, que precisará passar por algumas etapas para garantir o recurso. Karla acredita é que até julho já se inicie a parte dos preparos do terreno.  “A gente tem que ter garantido já o primeiro depósito, que é 20% eles já depositam de início, assim que a proposta for aprovada”, disse.
A previsão da secretaria é que em cerca de um ano e meio a população já possa usufruir desse benefício, devido a todos os processos. “A construção demanda a parte da aprovação do recurso, abertura de licitação, início, a gente tem que contar que possa ocorrer um contratempo, mas tudo tem acontecido”, afirmou Karla.

Reforma da UBS da Vila Para a UBS da Vila Oliveira, a diretora explicou que já foram garantidos do Estado 150 mil reais. Segundo Karla, falta apenas a parte documental e burocrática. “A gente confia muito na palavra do secretário do estado, a gente sabe que na parceria eles não têm falhado”, declarou. Ela assegurou que o projeto para a reforma da unidade seria enviado entre quinta (23) e sexta (24). A previsão dela é que entre 30 a 60 dias o recurso já esteja nas mãos da prefeitura.

Além do recurso estadual, a secretaria aguarda o depósito de uma emenda parlamentar de 350 mil reais do ex-deputado federal Marcelo Belinati (PP), para completar o valor da reforma da estrutura hidráulica e física da UBS. “Na verdade, na Vila Oliveira já foi feita uma parte do pronto atendimento, mas a gente sabe que existe uma demanda muito maior”, justificou a diretora.

Equipamentos – Karla afirmou também que será enviado ao estado um projeto pleiteando 40 mil reais para aquisição de equipamentos para fisioterapia. A diretora garantiu que enviará o projeto na próxima semana. Além disso, o SAMU será beneficiado com uma van adaptada para cadeirantes e equipamentos como respirador, oxímetro, cardioversor e desfibrilador, entre outros. A secretaria estadual ainda sinalizou que devem chegar novos veículos para a frota da saúde.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: