Pesquisar
Close this search box.

Rolandense disputa vaga na seleção brasileira de Taekwondo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolandense disputa vaga na...
O rolandense Tiago Melo, 14, disputa uma vaga na seleção brasileira de Taekwondo, nesta sexta-feira (07), numa seletiva fechada Centro Esportivo da Marinha, no Rio de Janeiro. O lutador conquistou esse direito ao vencer a seletiva aberta no nos dias 17 e 18 de março no mesmo local. Tiago é treinado pelo pai, o professor de Taekwondo Silvano de Melo, e está em seu último ano na categoria Cadete.

Leonardo Bondezan, 17, também filho de Silvano, disputou a mesma seletiva do Rio na categoria Adulto, pela primeira vez. “Ele encerrou na categoria dele (Júnior) entre os primeiros. Estava em segundo no ranking”, disse o pai. O objetivo deste ano para Leonardo é treinar muito e conseguir subir no ranking da nova categoria e se 
classificar no ano que vem para a seletiva fechada. 

O técnico Silvano explicou que, durante o ano de 2016, os atletas pontuaram nas competições para subir no ranking e conseguir entrar na seleção no ano seguinte. Quem não se classifica dessa forma, tem a oportunidade de participar da seletiva aberta, como aconteceu com Tiago, e se classificar para a seletiva fechada, na qual até seis atletas disputam uma vaga na seleção brasileira. “Da seletiva fechada só participam os que se classificaram ano passado pelo ranking e nos campeonatos nacionais, que é o Brasileiro e a Copa do Brasil, e o campeão da seletiva aberta”, disse o treinador.

A viagem teve um custo alto, mas Silvano bancou os custos por acreditar no filho. “Como professor e pai a gente acaba investindo”, disse. Se Tiago conseguir o primeiro lugar na seletiva fechada, tem vaga garantida na seleção brasileira, posto que oferece várias vantagens. Além de participar das competições internacionais, o atleta recebe uma bolsa-atleta e ajuda de custo para bancar as viagens para campeonatos. 

Início – Tiago e Leonardo começaram a treinar com quatro anos. Segundo Silvano, para os pequenos o treinamento é mais lúdico e envolve brincadeiras para inserir a criança no Taewkondo. “As crianças chegam para treinar sempre motivadas”, afirmou. Atualmente, os dois têm um treinamento voltado para competições. “Hoje o Tiago e o Leonardo já têm um treinamento de alto rendimento”, contou Silvano. “Eles trabalham três vezes por semana na academia de Taekwondo e às terça e quinta também fazem academia”, revelou o treinador. 

Parceiros – Tiago e Leonardo fazem acompanhamento com uma nutricionista, porque muitas vezes precisam perder muito peso para competir. “Eles sempre estão se policiando com a alimentação, se alimentando de forma correta”, contou o pai. A parte funcional dos atletas fica por conta do personal trainer José Evangelista, da Z Treinamentos. Fábio, da Academia Bronx, é quem cuida da parte de musculação dos filhos de Silvano. Além disso, eles conseguiram patrocínio da franquia do Extra/Assaí.
A Associação Rolandense de Taekwondo, onde Tiago e Leonardo treinam e Silvano dá aulas, já existe há 40 anos em Rolândia no Ginásio de Esportes Emílio Gomes (Castro Alves 2020), ao lado do restaurante da Oktoberfest. O horário de funcionamento é de segunda, quarta e sexta, às 18h. O treinamento é oferecido para crianças a partir de 4 anos, sem limite de idade. A academia conta atualmente com 40 a 50 alunos, em sua maioria crianças e jovens. Silvano Melo é graduado como mestre do quarto estágio da faixa preta no Taekwondo. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: