Pesquisar
Close this search box.

Árbitro assistente é o 1º de Rolândia a trabalhar na 1ª divisão do Paranaense

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Árbitro assistente é o...
Uma função indispensável para o futebol é a de árbitro assistente, o “bandeirinha”. Petegan Picotti Moraes, 37 anos, foi o 1º árbitro assistente de Rolândia a chegar à 1ª divisão do Campeonato Paranaense. “Nosso objetivo é errar o mínimo possível e nunca influenciar o resultado”. Para ele, a função exige muito. “É muito difícil, é muita concentração, treinamento e dedicação”, afirmou o árbitro.

Petegan fez o curso de arbitragem em 2005 por influência de amigos da faculdade de Educação Física e está na Federação Paranaense de Arbitragem desde 2006. Começou sua carreira em jogos das categorias de base e foi crescendo, até que em 2016 chegou à primeira divisão. Segundo o bandeirinha, o curso dura um ano. “A gente passa por conhecimento de regras, de súmula, de situações de jogo e também a parte física, que a gente tem que estar treinando sempre para que possam ser realizados os testes físicos durante o ano e também provas teóricas”, contou. 

Além da arbitragem, Petegan é professor de Educação Física e também de Inglês, trabalha na Escola Municipal Costa e Silva, no Colégio Alfa e na escola de inglês Wizard. Ele contou que os alunos têm curiosidade sobre sua profissão. “Eles ficam doidos querendo saber como é, querendo que eu traga uniforme de arbitragem para eles verem e eu acabo ensinando a regra do jogo pra eles, explicando, levando para as crianças verem as bandeirinhas, os apitos, os cartões”, revelou. 

Para Petegan, árbitro assistente da Federação Paranaense, “a arbitragem nos dá uma coisa que é muito legal para nossa vida que é a disciplina. Então a gente está sempre estudando, sempre se preocupando com a saúde, condicionamento físico e com a índole”, afirmou. Isso exige que os árbitros estejam sempre se atualizando. “Nós temos uma rotina de treinamento, nós temos todos os anos uma pré-temporada de 4 a 5 dias que a gente passa juntamente com o pessoal da CBF, instrutores da CBF que nos passam as orientações que vem da FIFA”, contou o bandeirinha. Durante as partidas, o objetivo da arbitragem é simples. “A gente tenta ser o menos notado possível, sair de lá como se ninguém tivesse nos percebido e fazer o nosso papel, contribuir para que o futebol seja esse espetáculo”, disse. 

Neste ano, ele já trabalhou na partida Londrina x PSTC e Atlético Paranaense x Cascavel, jogo que foi marcante para Petegan. “Conhecer a Arena da Baixada e trabalhar em um jogo do Atlético foi uma das metas que eu tracei lá atrás e consegui realizar agora”, revelou. “Era um sonho mesmo, de trabalhar numa arena de Copa do Mundo”, afirmou o árbitro. Para quem deseja ser árbitro, o conselho de Petegan é a dedicação aos estudos, já que a Federação Paranaense sempre oferece cursos de arbitragem para quem está no ensino superior. “Quanto mais novo você entrar, a partir dos 18 anos, melhor”, recomendou. “É uma oportunidade de você trabalhar com o futebol profissional e com as categorias de base do Paraná inteiro e quem sabe até em nível nacional”, finalizou o bandeirinha.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: