Pesquisar
Close this search box.

Cesárea a pedido da gestante só depois da 39ª semana, diz CFM – por Gesta Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Cesárea a pedido da...
Cesárea a pedido só pode ser feita a partir da 39ª semana de gestação, diz Conselho Federal de Medicina. Médicos só podem realizar cesáreas eletivas, a pedido da gestante, a partir de 39º semana de gestação, momento em que os estudos apontam que há menos riscos ao bebê.

Por que o conselho definiu o período de 39 semanas como limite mínimo?
Com base em um estudo do Colégio americano de Obstetras e Ginecologistas, esse é o período em que se inicia a termo, ou seja, quando o bebê já seria considerado mais maduro. Em alguns casos, também há dificuldade de se estabelecer a semana exata de gravidez, o que diminuiria os riscos de ter um “parto” prematuro.

Quais os riscos para o bebê que nasce antes da 39º semana?
Bebês que nascem antes do tempo estão mais suscetíveis a problemas respiratórios, além de dificuldade para manter a temperatura do corpo e se alimentar, a fase também é importante para completar o desenvolvimento do cérebro, pulmões e fígado.

E se o bebê tiver alguma complicação ou a gestante entrar em trabalho de parto antes desse período?
A regra é válida para cirurgia agendada. Nos casos em que houver a indicação médica, ou que a gestante optar pelo parto normal ao fim da gestação, não há mudança prevista.

Gesta Rolândia alerta: Esta é uma medida que ameniza o impacto da imaturidade fetal, porém não assegura a maturidade plena, uma vez que a maturidade exata só é garantida com o início do trabalho de parto, algo que acontece quando o bebê está pronto, com a liberação de uma substância na corrente sanguínea da mãe. Confirme presença em nossa Fanpage Gesta Rolândia.


Nossos encontros são gratuitos e acontecem no terceiro sábado de cada mês, sempre às 14:30 horas, na Biblioteca Cidadã Michael Traumann (Rua Antônio Campaner, 1000 – Conj. Domingos Neves – rua da Escola Municipal Maria do Carmo). 
Curta e nos acompanhe em nossa Fanpage: Ge sta Rolândia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: