Pesquisar
Close this search box.

Sarcopenia – por Dr. Reginaldo S. Rissato

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Sarcopenia – por Dr....
Sarcopenia é uma doença caracterizada pela perda da força muscular e afeta principalmente pessoas idosas, a partir dos 65 anos de idade.
 A doença pode afetar a vida do paciente ao ponto de que o idoso que sofre de sarcopenia perca a vida independente, passando a necessitar de pessoas por perto e cuidados especiais constantes, devido a quedas e tombos, que por não ter força na musculatura, passa por essas situações.  Por esse motivo o paciente deve evitar subir e descer escadas, além de passeios e caminhadas sem o auxilio de outras pessoas, que possa amparar em caso de alguma queda. As atividades mais simples do dia a dia tornam-se mais complexas, pois o paciente vive em risco de quedas.

Diagnóstico
Os exames mais utilizados para identificar a doença são os que permitem visualizar a parte interna do corpo do paciente, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiografia.
Com esses exames, o médico ortopedista já consegue identificar o problema e traçar uma linha de tratamento direcionada a cada paciente, que geralmente consiste em Fisioterapia e preparação física que possam dar novamente a força aos músculos do idoso que sofre de sarcopenia.

Tratamento
O tratamento é baseado em atividades físicas no dia a dia, exercícios que possam ajudar a fortalecer os membros que perderam a força muscular inclusive a perda de autonomia para realizar as atividades básicas, como andar, sentar e se levantar.  Além da inclusão de exercícios físicos e caminhada, o paciente que está em tratamento da doença precisa também mudar os hábitos alimentares e incluir alimentos que contenham proteínas, o que contribui no fortalecimento dos músculos.

Prevenção
O treinamento progressivo pode contribuir no aumento de força e volume dos músculos. 
Exercício físico adequado, dieta balanceada com orientação e o histórico clínico de conhecimento médico, são aliados para a melhor qualidade de vida e prevenção da sarcopenia no idoso.
Reginaldo S. Rissato é fisioterapeuta pós-graduado com especialização em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional. Tem formação em MIPP (Movimento Integral Postural no Pilates) e Kinesio Taping (Bandagem Elástica Cinético Funcional). Atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o  (43) 3255-1717.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: