Pesquisar
Close this search box.

Começa neste sábado: Maifest de Rolândia tem atrações para a família

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Começa neste sábado: Maifest...
A tradicional festa alemã Maifest será realizada pela primeira vez em Rolândia nos dias 29 de abril a 01 de maio nos pavilhões da Oktoberfest de Rolândia. Além de celebrar a cultura alemã, o evento também traz a cervejaria artesanal por meio de workshops. A abertura será às 19h no sábado, com um diferencial: ela será bilíngue. “O integrante Roland vai estar falando algumas palavras da abertura em alemão e vai ter a tradução da Katia Forster, presidente do Rotkappen e o Roland é o vice”, disse Ricardo Forster, tesoureiro do grupo folclórico Rotkappen de Rolândia. 

A abertura vai apresentar os envolvidos na organização da festa, os cervejeiros, os grupos folclóricos, os representantes dos restaurantes e integrantes da banda “Os Sonatas”. Depois da cerimônia, se apresentam os grupos folclóricos Rotkappen e Weisser Schwan, Eintracht (Chapecó-SC) e Teuto Brasileiro (Maringá). Em seguida, a banda catarinense “Os Sonatas” encerra a noite com um baile alemão a partir das 21h.

No domingo (30), a festa começa às 10h com a Conserva Londrina tirando dúvidas e fazendo a brassagem, que segundo João Varela, coordenador de eventos do Rotkappen “é o nome que se dá para o processo caseiro da cerveja artesanal”. Os cervejeiros Amadeus, Cassino, Mocó 49, Von Borstel, Geada Negra, Dr Margosa que são de Londrina, a marca Dantzig de Primeiro de Maio e a Rotkappen Bier de Rolândia são responsáveis pelos workshops, que terão duas rodadas de: a primeira a partir do meio dia e a segunda a partir das 19h. “Alguns desses workshops vão ter degustação também”, revelou João.  Às 18 horas começa a segunda receita de cerveja. “Os Sonatas” vão fazer três apresentações ao longo do domingo, finalizando a noite com mais um baile alemão. A festa também oferece o espaço Kinder para as crianças com monitores por 15 reais a hora. Também haverá a já conhecida competição do Chopp in Metro, patrocinado pela cervejaria Tchirs. 

O tradicional levantamento do Maibaum será realizado na segunda (01) às 8h na praça Castelo Branco. Trata-se de um mastro de mais de 20m e mais de 1,5 toneladas, erguido em toda a Alemanha pedindo fertilidade e boas colheitas. Ele será adornado com  escudos que representam as tradições e riquezas de Rolândia como os brasões das famílias que povoaram e contribuem com a cidade até hoje. Segundo Ricardo, para levantar o Maibaum eles vão precisar de vinte homens. O integrante do Rotkappen revelou que há uma tradição curiosa na Alemanha relativa ao “roubo” do Maibaum. Se algum grupo conseguir furtar o Maibaum de outro, como “resgate” o grupo roubado deve pagar a cerveja para todo o grupo que furtou. Ricardo acredita que o risco de acontecer esse furto em Rolândia seja pequeno, por enquanto, já que a expectativa é que a festa cresça e se estabeleça como uma tradição nos próximos anos. A intenção dos grupos alemães é que a Maifest entre no calendário turístico de Rolândia. 

Durante todos os dias de festa, as comidas típicas de rua da Alemanha serão uma atração especial. Entre elas estão pão com Linguiça Artesanal, sanduíche de Eisbein desfiado, Bretzel, peixes e hambúrgueres especiais. A festa também contará com muitos rótulos de chopes artesanais e uma feira de artesanato. A organização espera mais de 4 mil pessoas e os ingressos já estão à venda em Rolândia e também poderão ser adquiridos na hora no sábado e domingo pelo valor de 20 reais. Cada um dá direito a um copo de Chopp de 300 ml Pilsen Artesanal ou a um refrigerante. Na segunda a entrada é gratuita e sem direito a chope ou refrigerante. 

Ainda no dia 1º de maio, o Roraty Club Rolândia Caviúna realiza a 6ª etapa do projeto HEPATITE ZERO, em parceria com a Secretaria de Saúde. O clube de serviço irá oferecer testes gratuitos, entre as 09 e 16 horas, para que as pessoas saibam se tem a doença. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: