Pesquisar
Close this search box.

Neste domingo tem Pedalada Solidária em prol do Cervin

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Neste domingo tem Pedalada...

  O Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, será o principal beneficiado pelo I Encontro MTB Solidário de Arapongas, um evento ciclístico promovido pelo Clube Ciclístico Araponguense (CCA) neste domingo (07). Com o tema “Eu pedalo essa ideia”, o evento deve contar com a participação de cerca de 400 atleta. O CCA irá doar toda a arrecadação com as inscrições para o Cervin, que completou 32 anos de fundação no dia 28 de fevereiro.

  De acordo com Edson Galvan, coordenador geral do Cervin, a entidade irá utilizar os recursos para pagar os professores dos cursos de seus programas. “O dinheiro da inscrição será todo para o pagamento dos professores”, explicou Edson Galvan. Os cursos a que se refere o coordenador são o de azulejista, montador de móveis, padaria e informática. “Temos uma emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB), mas que é para adquirir equipamentos – não podemos pagar os professores com ela”, afirmou Galvan.

  Os ciclistas irão se concentrar a partir das 6 horas em frente aos Móveis Estrelas, em Arapongas, e devem sair em torno das 08 horas com destino a Rolândia, mais especificamente ao Cervin. Depois retornam para Arapongas.

Cervin
  A entidade de Rolândia atende pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas desde 28 de fevereiro de 1985. “Nesse período, mais de 6 mil pessoas passaram pelo programa adulto do Cervin”, explica revela Edson Galvan. O Cervin também conta com uma unidade feminina, que fica em Cambé, e tem 13 anos – por lá já passaram mais de 600 mulheres. O suíço Josep Dietsche é o atual presidente da entidade, que foi fundada pelo pastor Manfred Gumbel.

Livro do Cervin
  Em 2015, quando comemorou 30 anos, o Cervin lançou um livro institucional que conta as histórias da entidade e que traz testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela entidade. O livro custa R$ 25,00 e poderá ser adquirido na sede da instituição (através do fone 3256-3325) e na livraria Logos Casa Gospel (rua Monteiro Lobato 183). Ainda em 2015, a entidade foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Rolândia com uma Moção de Congratulações, entregue no dia 02 de março.

História
  O Centro de Recuperação Vida Nova (CERVIN) foi fundada em 28 de fevereiro de 1985 no município de Rolândia. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins econômicos, que tem por finalidade prestar serviços de Atenção, em Regime Residencial, voltadas para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial.

   A instituição oferece os seguintes programas de tratamento terapêutico de drogadicção: Programa de adolescentes (masculino) desde 1985; Programa de adultos (masculino) desde 1996; Programa de adolescentes e adultas (feminino) desde 2004 (Unidade Feminina de Cambé).

   O tratamento para dependentes químicos propostos pelo CERVIN é destinado a quem não tem mais condições de resolver à situação-problema sozinho ou através de tratamento ambulatorial. Daí a necessidade de internação, adequada ao seu problema, com acompanhamento de equipe devidamente preparada, como: médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogos, assistente social, monitores, instrutores de oficinas, entre outros.

   Os Programas oferecem atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de risco pessoal e social, decorrente da dependência química e os desdobramentos sociais do uso, como: convivência com grupos de risco, as condições desfavoráveis para aquisição das substâncias psicoativas e eventualmente o envolvimento com tráfico, aliado a perda da censura, promovido pela ação das drogas, expondo o usuário e seu sistema familiar a riscos.

  A família do usuário de drogas precisa de orientação quanto à doença dependência química, para aprender a auxiliá-lo, na construção do enfrentamento desta problemática, promovendo proteção visando à manutenção da abstinência, resgatando e fortalecendo os vínculos familiares e sociais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: