Avaliação mostra altos índices de aprovação dos usuários do São Rafael

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O Hospital São Rafael realizou uma pesquisa de satisfação no primeiro trimestre de 2017 e os resultados mostraram a avaliação do estabelecimento de saúde pelos pacientes e seus acompanhantes. Os usuários do Pronto-Socorro (PS) e do ambulatório responderam a 15 categorias. A pesquisa, de maneira geral, mostrou resultados muito positivos em relação ao São Rafael: 66% dos usuários definiram-no como bom ou excelente, 18% como regular e 16% como ruim ou péssimo.

Em relação à cordialidade e acolhida no PS e ambulatório, 75% dos usuários consideraram boa ou excelente. Sobre a atenção e educação da equipe médica, apenas 12% dos usuários afirmaram ser ruim ou péssima. No mesmo aspecto da equipe de enfermagem, 70% dos pacientes e acompanhantes consideraram bom ou excelente, 20% regular e 10% ruim ou péssimo. O tempo de espera para atendimento médico foi considerado ruim ou péssimo por 25% dos usuários. Porém, os que consideram o tempo regular, bom ou excelente somam 75%. O tempo de espera para atendimento de enfermagem foi avaliado 80% como regular, bom ou excelente e os outros 20% como ruim ou péssimo.

O esclarecimento ao paciente foi bom ou excelente para 61% dos usuários do HSR e regular para 21%. Mais de 80% disseram que o esclarecimento aos familiares foi bom, ótimo ou regular. Sobre os cuidados de enfermagem, 68% avaliaram como ótimo ou bom, 20% como regular e 12% como ruim ou péssimo. A qualidade do serviço de apoio foi considerada boa ou excelente por 62%, regular por 15% e ruim ou péssimo por 23%. A higiene do ambiente foi aprovada por 61%, que disseram ser boa ou excelente, 24% regular e 15% ruim ou péssimo. A qualidade das instalações físicas é boa ou excelente para 58%, regular para 25% e ruim ou péssimo para 17% dos usuários. Entre os usuários do internamento, os índices de aprovação são ainda maiores nas 15 categorias. A classificação geral do HSR é de bom ou ótimo para 76% e somente 4% deles consideraram ruim ou péssimo. O atendimento no ato da internação foi ruim ou péssimo para apenas 2% dos pacientes. O tempo de espera para ser internado foi bom ou excelente para 82% e regular para 15% dos usuários.

Sobre a clareza das informações prestadas no internamento, 84% consideraram boa ou excelente. A atenção e educação da equipe de recepção foi ruim ou péssima para 5%, regular para 10% e boa ou excelente por 85%. A atenção e educação da equipe médica no internamento foi boa ou excelente para 82% e da equipe de enfermagem foi aprovada por 85% dos pacientes. Os cuidados de enfermagem foram bons ou excelentes para mais de 80% e ruim ou péssimo para só 4%. O tempo de espera de atendimento na campainha foi bom ou excelente para 85% e regular para 11% dos pacientes.

A qualidade do serviço de apoio ao internamento foi boa ou excelente para 82% dos usuários, enquanto as acomodações no internamento foram aprovadas por 78%, mesmo índice que aprovou como bom ou excelente o conforto do quarto. A higiene do quarto foi considerada ruim ou péssima por somente 4% dos pacientes.
O setor de nutrição e a qualidade das refeições foram considerados ruins ou péssimos por somente 5% dos pacientes. Por fim, o nível de ruído no internamento foi bom ou excelente para 76% dos usuários.

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