Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Rolândia realiza LIRAa

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde de Rolândia realiza...

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está finalizando o LIRAa (Levantamento de Índice do Aedes aegypti) de novembro, mas ainda não concluiu o levantamento por conta das condições climáticas dos últimos dias. O LIRAa do mês de outubro apontou o índice de 3,3%, que representa o médio risco, fazendo o município entrar em estado de alerta. Londrina decretou estado de emergência após a realização do levantamento, cujo índice ultrapassou os 7%.

Foram registrados 2091 casos confirmados de dengue em Rolândia de janeiro até 26 de novembro desse ano. “Ressaltamos que a equipe de combate a endemias não está medindo esforços para combater o mosquito transmissor para conseguimos manter o controle dos casos de dengue em nosso município”, afirma Marcelo Marques Ferreira, diretor de Vigilância em Saúde.

Entre as ações realizadas pela Secretaria de Saúde estão: intensificação de ações nas áreas que apresentaram alto índice, trabalho preventivo como palestras, mutirões em locais que apresentam riscos, manutenção das atividades de rotina nas áreas críticas a cada 30 dias, atendimento rápido aos casos suspeitos e bloqueios com fumacê costal nas áreas de casos suspeitos.

O setor de endemias enfatiza que a participação e colaboração da população são fundamentais para combater a dengue. Medidas simples praticadas diariamente podem gerar bons resultados para toda a população.

Não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras e outros objetos são medidas preventivas que podem ser tomadas pelos moradores.

A Secretaria de Saúde pede à população para que receba os agentes em suas casas e, em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas com o setor de endemias, pelo telefone 3906-1141.

“A situação é alarmante, e requer toda a atenção. Por isso as pessoas precisam tomar conhecimento da gravidade o e colaborar em ações de controle, cuidando cada um da sua casa a ajudando a olhar o imóvel que fica ao seu redor, sendo vigiando, realizando limpeza ou mesmo realizando mutirões com vizinhos, se for o caso, para manter limpo o redor de suas residências”, conclui Ferreira.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: