Pesquisar
Close this search box.

Sem festa e sem motivos para festejar

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Sem festa e sem...

Pela segunda vez, o aniversário de Rolândia passará em branco. O município, e não a cidade, comemorará 72 anos de emancipação política nesta quinta-feira (28) sem festas. Haverá apenas uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz São José. Faltam motivos para a comemoração, já que o mês de janeiro, especialmente o dia 11, foi catastrófico para Rolândia, que está em estado de calamidade pública, por causa dos danos causados pelas chuvas. A Feira da Lua da Praça Castelo branco também funcionará normalmente na quinta-feira.

Opiniões

“Não deveria ter mudado, deveria continuar como 29 de junho. Culturalmente há uma discussão histórica se deveria ser a construção da primeira casa ou a emancipação do município. Deveria se manter o dia 29 de junho, uma data tradicional e com a qual o povo já estava acostumado. O dia 28 é uma data com a qual o povo não se acostumou”, afirmou Claudinei Barão Sanches, 42 anos, gerente administrativo.

Evanilda Cândida Celestino, 45 anos, vendedora da Fogueira Tecidos, também preferia 29 de junho. “Particularmente, eu não gostei. Preferiria dia 29 de junho, pois já estávamos acostumados com essa data. De repente veio essa data nova. Não gostei”, afirmou. “Mesmo com o rejuvenescimento de 10 anos na idade de Rolândia, eu não gostei”, ressaltou a vendedora.


10 anos mais jovem

Rolândia completará 72 anos nesta quinta-feira (28) – a cidade completaria 82 anos no dia 29 de junho de 2016, mas a data de aniversário do município foi mudada (pela 5ª vez em sua história). Vamos à explicação: a Câmara de Vereadores aprovou, em duas votações, o projeto de lei do Executivo que solicitava que o aniversário de Rolândia fosse comemorado no dia 28 de janeiro, dia em que o município foi instalado em 1944 com a 1ª ata, a da posse do prefeito nomeado Ary Correia Lima. Até 2014, o aniversário da cidade estava sendo comemorado no dia 29 de junho.


Dois aniversários

Com a aprovação, Rolândia tem duas datas de aniversário e tenta agradar a gregos e troianos: o nascimento da cidade no dia 29 de junho de 1934 com o início da construção do Hotel Rolândia – sem ser feriado, e o nascimento município, com sua emancipação política, no dia 28 de janeiro de 1944. Aí, sim, sendo feriado municipal.

Polêmicas à parte, a cidade já passou por quatro datas diferentes (!) em sua história e há defensores de cada uma delas – com seus argumentos. Com a data anterior – 29 de junho – Rolândia já tem 81 anos e é, portanto, mais velha do que Londrina, da qual já foi distrito. Uma incoerência.


História

O município de Rolândia foi criado no dia 30 de dezembro de 1943 e sua criação foi publicada no Diário Oficial do dia 31. A instalação do município se deu em 28 de janeiro de 1944, data da 1ª ata, a qual relatava a posse do prefeito nomeado Ary Correia.

A professora Cláudia Portelinha Schwengber, em 2011, autora do livro “Aspectos Históricos de Rolândia”, falou sobre o assunto. À época, a autora lembrou que, de acordo com especialistas do Instituto Histórico do Paraná, a data historicamente correta é o dia 28 de janeiro por tratar-se do dia em que ocorreu a instalação do município. “Desde o ano de sua instalação, 1944, até 1962 o aniversário de Rolândia foi comemorado nessa data”, ressaltou a professora.

De acordo com o livro “Aspectos”, em 1962, sem nenhum fundamento histórico, a Câmara mudou a data para 27 de novembro. “Os vereadores alegaram que era um dia em que não haveria nenhuma concorrência com aniversários com outras cidades da região”, reforça Cláudia.


Aniversário em março

Em 1974, durante a gestão de Orlandino de Almeida, o aniversário de Rolândia volta a ser a emancipação política, mas as comemorações aconteceram no dia 19 de março, dia do padroeiro da cidade, São José. Após um breve período, o aniversário voltou a ser comemorado no dia 27 de novembro.


Data atual

Em 1984, o prefeito Eurides Moura aprovou a decisão da Câmara instituindo o dia 29 de junho de 1934 como a data da fundação da cidade de Rolândia. Uma das justificativas para a mudança foi a construção da primeira casa em Rolândia (o Hotel Rolândia) que teve início no dia 29 de junho.

Cláudia Portelinha lembrou, na matéria de 2011, que há uma lei do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil que diz que todas as cidades com menos de 300 anos devem comemorar seu aniversário na data da sua 1ª ata, ou seja, no dia da criação do município. “Outras cidades seguem essa lei”, afirmou.

Sabiamente, a professora sugeriu que em Rolândia se comemore o dia de Fundação e o dia da instalação do município. É o que acontece atualmente.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: