Pesquisar
Close this search box.

Planejar é fundamental para uma viagem segura no Carnaval

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Planejar é fundamental para...

O feriado de Carnaval celebrado neste ano no dia 9 de fevereiro se aproxima e muitas pessoas aproveitam para viajar. Para chegar ao destino desejado, em segurança, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pontuou dicas fundamentais que envolvem o motorista e veículo para que todos os dias do feriado prolongados sejam bem aproveitados.

“Muitos acidentes que ocorrem todos os anos nas estradas poderiam ser evitados com um bom planejamento e a direção defensiva. Os motoristas já sabem que mais vale a pena reforçar que são imprescindíveis o respeito às leis de trânsito, ter atenção redobrada com placas e sinalizações e fazer a revisão do veículo”, comenta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O número de acidentes durante os feriados costumam aumentar, mas segundo dados da Policia Rodoviária Federal (PRF) em 2015 foram registradas nas rodovias federais do Paraná 193 mortes a menos, comparado ao ano de 2014. O total de óbitos caiu de 778, em 2014, para 585 no ano passado.
Para seguir em direção à redução de acidentes, o primeiro passo que o motorista deve ter é fazer a manutenção do veículo. Como as oficinas costumam ter um fluxo maior nessas datas, o ideal é se programar para deixar o carro revisado uma semana antes da data da viagem.

Para o coordenador da Área de Veículos do Detran, Herivelto do Carmo, alguns itens são essenciais. “Verificar as paletas do parabrisa, o sistema de freio, velas e cabos, o nível de óleo e combustível, a regularidade da suspensão, o bom estado e a calibragem dos pneus – não se esqueça de incluir o estepe na inspeção, o nível do fluido do radiador e a correia dentada, sem dúvida tornam uma viagem mais segura”.

Documentos obrigatórios
O próximo passo a ser feito é verificar os documentos de porte obrigatório, como a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a situação do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

No dia da viagem, não esqueça de colocar dentro do carro os documentos para evitar transtornos futuros.
Caso a CNH esteja vencida, por lei, o condutor pode dirigir o veículo com o documento vencido até 30 dias. Após o prazo, a habilitação passa a ser considerada irregular.

Neste ano, as taxas do IPVA e DPVAT devem ser pagas a partir do dia 21 de janeiro. O documento CRLV cobrado será o que vigora de 2015. Para saber mais sobre este assunto, acesse: www.detran.pr.gov.br

Para viagens longas, a recomendação é que a cada duas horas o motorista faça uma parada e se alimente, aproveite para caminhar e fazer um alongamento dos músculos das pernas, dos braços e do tórax. Isso ativa a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro melhorando a concentração.

Assessoria de Comunicação

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: