Pesquisar
Close this search box.

Rolândia com novo padrão de calçadas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia com novo padrão...

    O Plano de Mobilidade Urbana de Rolândia, aprovado recentemente no município, prevê um novo modelo para as calçadas na cidade. O objetivo é promover boas condições para que a população possa ir e vir com segurança. Catarina Schauff, secretária de Planejamento, alertou para o perigo de acidentes e dificuldades de locomoção devido a calçadas com muitos problemas como desníveis, rampas e buracos. “Daqui para frente, qualquer novo projeto de residência ou modificação de calçamento, peço para que as pessoas utilizem esse modelo”, declarou.


    A calçada faz parte do sistema de trânsito, é usada por todos os cidadãos. Sua construção e manutenção é responsabilidade do proprietário do lote, e ela é composta por três espaços. A faixa de serviço corresponde ao espaço para grama ou pedriscos. “É a faixa onde serão colocadas as árvores, lixeiras, postes, demarcações de trânsito, denominada faixa de serviço”, explicou. A largura dessa faixa, prevista no Plano, é de 75 cm.

    A faixa livre é a que permite a circulação dos pedestres, sendo livre de obstáculos e tendo um piso tátil. “Isso é justamente para que os deficientes visuais possam caminhar e ter a segurança”, justificou Catarina. A sua largura total deve ser de 140 cm.

    A medida da faixa de acesso varia entre 40 cm, para calçadas de 3m, e 90 cm, para calçadas de 3,5m. Já a guia rebaixada para garagens deve ter no máximo 3,5m. Há também normas para as esquinas e sugestões de materiais para a construção das calçadas e de árvores para serem plantadas na faixa de serviço.

    Não são permitidos degraus, rampas e obstáculos e o Plano também indica que não sejam usados materiais escorregadios, lisos ou irregulares nas calçadas. O descumprimento das normas sujeita o cidadão a sanções e multas. O folder com todos os detalhes, ilustrações, medidas e sugestões será disponibilizado também no site da Prefeitura (www.rolandia.pr.gov.br).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: