Pesquisar
Close this search box.

Rolândia tem baixo risco de infestação de Aedes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia tem baixo risco...

    O Índice de Infestação Predial do 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, constatou que Rolândia está em situação de baixo risco. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de até 1%, ou seja, 1 imóvel a cada 100 vistoriados, é considerado aceitável e o número rolandense no período levantado foi de 0,6%.

    O baixo índice e o trabalho dos agentes de endemia se refletem diretamente na saúde da população. Da primeira semana de agosto até a última sexta (22), o município registrou nove notificações de casos suspeitos de dengue, mas nenhum deles foi confirmado. Em relação à zika e febre chikungunya, não houve notificações.

    Apesar de o índice estar baixo, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya continuam e os agentes de combate a endemias seguem com suas atividades de orientação da população, além de busca e eliminação dos criadouros do mosquito.

    Os principais criadouros do mosquito da dengue são vasos/frascos com água, prato, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferro velhos e entulhos de construção. Estes pontos de proliferação do mosquito devem ser de visualização diária por parte de todos os munícipes para que o controle deste vetor seja realizado em conjunto com a administração pública.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: