Pesquisar
Close this search box.

Família comemora 90 anos de imigração

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Família comemora 90 anos...

   Um dia para se matar a saudade e rever os familiares, jogar um pouco de conversa fora e se lembrar do passado. Assim foi a festa de comemoração dos 90 anos de imigração da Família Minoru e Kikue Toshimitsu, que chegou ao Brasil em 1926 e a Rolândia em 1934.
  O encontro, realizado no domingo (07) no salão do templo budista de Rolândia, reuniu aproximadamente 150 pessoas, vindas de diversos lugares do Brasil e do mundo: São Paulo, Rio de Janeiro, Japão, Estados Unidos… A maioria dos presentes eram netos e bisnetos do casal homenageado, mas havia ainda tataranetos. “Mais importante do que saber onde se quer chegar, é saber de onde se veio e ter gratidão por tudo o que os antepassados fizeram por nós”, ressaltou um dos participantes do encontro.
  As pessoas foram divididas por camisetas com cores diferentes, dependendo de qual dos filhos do casal Minoru e Kikue descendiam. Haviam seis cores diferentes, além de dois ramos que não puderam participar do encontro.

Culto
  Logo pela manhã, os presentes participaram de um culto budista em homenagem aos antepassados no templo de Rolândia, celebrado pela monja Jishun Morioka. Depois de várias brincadeiras e conversas, os participantes participaram de um almoço no salão. Minoru Toshimitsu, o chefe do clã, ajudou a construir o templo budista de Rolândia, local onde foi celebrado o culto, no qual ele também foi homenageado.

História
  Minoru e Kikue Toshimitsu, com filhos, saíram do Japão, da província de Oita ken, e chegaram ao Brasil, em Santos, em 1926. A família seguiu para o Alto Sorocabana, em São Paulo, onde ficou por alguns anos. Depois, veio para Rolândia, em 1934, aqui se estabeleceu, e vieram mais filhos – 9 no total: Kesako, Kunihiro, Kunitada, Jitsuko, Mitsuko, Kuninori, João, Horácio e Natalina. Desses, apenas Jitsuko, com 93 anos, está viva. Uma das filhas, Kesako, casou-se com Takeo Teshima, bem conhecido dos rolandenses.
   Desde então, a família se espalhou pelo mundo e conta hoje com cerca de 350 membros. A família pretende repetir o encontro, talvez até torná-lo anual.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: