Pesquisar
Close this search box.

Como não ser enganado por uma Fake News – por Dr. Flávio Fattori Valério

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Como não ser enganado...

    Que a internet veio para tornar suas obrigações e interações cotidianas mais rápidas e práticas, não se tem qualquer dúvida sobre isso. No entanto temos que tomar alguns cuidados ao ler uma notícia na rede. Tal informação pode se tratar de uma “Fake News.


    Fake News, são informações e ou notícias falsas, ou seja, “fabricadas”, com o simples intuito de manipular os cidadãos e até populações em sua totalidade. De que forma? Escolhe-se uma personalidade pública e atribui-se a ela situações e ou fatos não comprovados e ou inverídicos, divulgando às pessoas notícias que nunca aconteceram, ou tira-se de um contexto alguns acontecimentos como meio de se manipular os leitores.

    Os títulos são em sua maioria sensacionalistas ao extremo, com a finalidade de despertar o interesse do leitor e aumentar o número de cliques em tal link. Com esta divulgação “fake”, os malefícios desta propagação desenfreada são imensuráveis, tanto para a pessoa alvo da notícia Fake, quanto para os leitores de tal informação, uma vez que causa ao primeiro danos muitas vezes irreversíveis em seu moral e reputação, e ao segundo prejuízos não menos importante, pois afeta invariavelmente algumas decisões deste indivíduo, tais como: SEU VOTO.

    Assim sendo, existe meios, que quase sempre desmascaram uma Fake News. São eles:

– verifique o site que divulgou a notícia e sua idoneidade;
– se atente para a data da veiculação da notícia, pois pode-se tratar de um boato antigo, que foi trazido à tona novamente;
– identifique quem assinou esta notícia, se for anônima, muito provavelmente se trata de uma Fake News;
– qual é a fonte (origem)desta notícia bombástica? Se trata de pessoas conhecidas, ou de um “fantasma”?
– verifique se não se trata de uma notícia humorística;
– compare e procure a mesma notícia com sites conhecidos e de idoneidade atestada.


    Com estas dicas básicas, muitas vezes você conseguirá desmascarar a “Fake News”, e se certificar que a notícia, e ou informação que está lendo, se trata de uma verdade ou de um boato, elaborado com a simples finalidade de deturpar o entendimento de uma população em relação a algum assunto ou personalidade.

Dúvidas ou sugestões de tema:
[email protected]

Dr. Flávio Fattori Valério – Advogado – OAB/PR 70.838 – Atua no Direito do Trabalho, Cível, Médico e Hospitalar, Empresarial e Família. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Médico e Hospitalar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: