Pesquisar
Close this search box.

Outubro Rosa: ação nas UBSs neste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Outubro Rosa: ação nas...

    Neste sábado (27), as nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Rolândia ficarão abertas, das 8 às 14 horas, em mais uma ação do Outubro Rosa. Na ocasião, serão realizadas coleta do exame preventivo e orientações sobre o autoexame da mama. Além disso, as equipes também farão agendamento e solicitação de mamografias, exame que está sendo realizado em menos de 30 dias no município.

    Os preventivos serão realizados tanto nas mulheres que fizerem o agendamento durante a semana quanto naquelas que comparecerem no sábado. A expectativa da Secretaria de Saúde é que sejam realizados centenas de exames durante todo o dia. A orientação para as mulheres que forem fazer a coleta é de não estarem fazendo uso de pomadas vaginais e evitarem manter relação sexual no dia anterior.

    Saúde nos Bairros
    Neste mesmo dia, será realizado o Saúde no Bairro na UBS do distrito de São Martinho. Das 8 ao meio-dia, serão ofertados no local diversos cuidados de saúde, especialmente para aqueles que não podem comparecer à UBS em horário comercial nos dias úteis.

    Os serviços oferecidos na unidade serão a estratificação de risco para pacientes hipertensos, diabéticos e idosos, atendimento odontológico e vacinação para todas as idades. Os serviços relativos ao Outubro Rosa também serão oferecidos em São Martinho. Outra ação do Saúde nos Bairros é a Rua de Recreio, comandada pelos agentes comunitários de saúde com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e direcionada às crianças.

    1000 exames em 2017
    Na campanha do Outubro Rosa da secretaria de Saúde no ano passado, foram realizados mais de mil preventivos, enquanto a média mensal é de até 250 exames. Além disso, foram mais de 400 mamografias agendadas ou realizadas durante aquele mês.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: