Pesquisar
Close this search box.

Depois do Rosa, vem o Azul

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Depois do Rosa, vem...

    Terminado o Outubro Rosa Choque em Rolândia, marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama e de colo de útero, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem – Novembro Azul. O mês foi escolhido por ser o dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.


    O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

    Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

    Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde mais perto de sua residência para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.


    Ainda Outubro Rosa
    De acordo com a Coordenadora de Ações em Saúde, Suely Woehl, a meta para 2018 era realizar quatro mil exames preventivos e, até hoje, 31 de outubro, já foram realizados 4.687 coletas. Mesmo assim, o Secretário de Saúde, Marcelo Marques Ferreira, convida a população feminina para nesta segunda-feira (05), das 7h às 20h, comparecer no Posto de Saúde do Parigot ou no Posto de Saúde Central para coleta de preventivo e exames alusivos ao combate ao câncer de colo de útero e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: