Pesquisar
Close this search box.

Tristeza depois do parto pode ser Baby Blues

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Tristeza depois do parto...

O bebê chega! E o que era para ser um momento de festa e alegria, pode se tornar um momento de melancolia, choro, irritabilidade, insônia, ansiedade, etc. Muitas mães não entendem o porquê daquele momento único ter se transformado em angústia. Em alguns casos, até, sentem-se como se estivessem enlouquecendo. Muitas confundem esses sintomas com os da depressão pós-parto.

Baby blues é nome dado ao período de quatro a cinco dias depois do parto, em que a mulher sente tristeza em um dos momentos mais lindo de sua vida. O nascimento de um filho pode estar relacionada com as alterações fisiológicas a nível hormonal, decorrentes da gravidez, e com o nascimento do bebê. As crises podem durar alguns minutos durante o dia, e desaparecem dentro de duas ou três semanas após o parto.

A família não a compreende. O marido não sabe como lidar e, às vezes, ela mesma, não percebe o que está acontecendo. Acalme-se, você não está sozinha! Cerca de 60 a 80 por cento das mulheres relatam ter sofrido esses sintomas pouco depois de dar à luz. Os familiares devem entender e compreender essa difícil fase em que a nova mamãe está atravessando. Não é uma simples frescura! Na verdade, é algo involuntário da mulher. Antes de ela ser mãe, é filha, precisando de total apoio e cuidado, tanto quanto o bebê. Uma rede de apoio pode ajudá-la a passar por essa fase, de uma maneira mais branda. Alguém que segure o bebê, para comer, ou descansar um pouco mais, atender ao telefone, ou até, estabelecer limites para visitas pode acalenta-la.

Fiquem atentas às alterações de humor das puérperas e, se o quadro relatado persistir por mais de um mês, é necessário procurar ajuda profissional para fazer uma avaliação e, assim, verificar se o quadro evoluiu para uma depressão pós-parto, no qual os sintomas se agravam.

Você está grávida, conhece quem esteja, ou está se programando?
Então venha participar dos encontros do Gesta Rolândia, iniciaremos nossos encontros a partir de 20/02. Sem informação não há opção!
Curta nossa página no Facebook Gesta Rolândia.

Gesta Rolândia

Os encontros acontecem uma vez por mês, todo o terceiro sábado, e são gratuitos! Curta e nos acompanhe em nossa Fanpage Gesta Rolândia. O próximo encontro será no sábado (20), às 15 h, na Biblioteca Cidadã Michael Traumann (Rua Antônio Campaner 1000, Domingos Neves ).

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: