Pesquisar
Close this search box.

Primeiras pré-conferências da Saúde têm baixa adesão

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Primeiras pré-conferências da Saúde...

    Na semana passada, foram realizadas as primeiras pré-conferências da Saúde em Rolândia. Na terça-feira (06), cerca de dez participantes compareceram a UBS Central para apresentar as primeiras propostas e outros dez estiveram na UBS do distrito de São Martinho. A adesão poderia ter sido maior, na avaliação de Rosinete Abreu, secretária executiva do Conselho de Saúde de Rolândia.


    As sugestões para a saúde municipal chegam em forma de propostas nas pré-conferências, em que são feitos os levantamentos dessas necessidades. Então, entra a parte de formatação e organização dessas propostas de forma mais técnica. “Nós, do Conselho Municipal de Saúde, ainda vamos transformar essas propostas em diretrizes”, explicou Rosi.

    No início de dezembro, as diretrizes serão concluídas para serem apresentadas, discutidas e votadas na conferência, que será realizada em abril de 2019. “As pré-conferências elegem propostas, que são transformadas em diretrizes, levadas à conferência para serem discutidas e votadas. Após isso, elas serão integradas ao Plano Municipal de Saúde”, resumiu a secretária executiva do conselho.

    O público-alvo destas pré-conferências são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que compareceram em baixo número nesses dois primeiros encontros. Rosi destacou que o SUS é usado por toda a população porque não se resume a consultas, inclui também as vacinas, o atendimento do SAMU e a Vigilância Sanitária que fornece licenças, por exemplo. Por isso, o envolvimento e a participação das pessoas e das entidades organizadas nas pré-conferências é importante para que a sociedade ajude a elaborar as propostas que serão discutidas na Conferência de 2019. Tudo para que se possa garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços à saúde de qualidade. A ação de todos os cidadãos servem para consolidar e fazer valer os direitos conquistados pelo SUS através de décadas.


    Próximas datas
    As pré-conferências estão sendo realizadas nas oito regiões de saúde do município, onde se situam cada uma das Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feia, 13, a partir das 19 horas, será a vez da pré-conferência na UBS do Bartira, e no San Fernando, que será na Igreja Desperta Brasil (rua Angelo Sartori 15 – em frente ao campo). Na quarta (14), a partir das 18h30, a reunião será na UBS do Santiago (rua Alice Rocha 130).


    No dia 19 de novembro, a UBS do Nobre (rua Sol Nascente, 65) recebe as pessoas em sua pré-conferência a partir das 18h30. No dia 20, a reunião será na UBS do Tomie Nagatani (rua Rita Borges, esquina com Walter Garrido) às 19 horas. Por fim, no dia 04 de dezembro, a pré-conferência será na UBS do Parigot de Souza (rua Sibiruna 549), às 19 horas. Como a UBS da Vila está em reforma, as pessoas devem ir à conferência das UBS em que vêm sendo atendidas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: