Chuvas e infiltrações: remediar sim, mas também prevenir

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Chuvas e infiltrações: remediar...

As chuvas de janeiro provocaram danos e muitos prejuízos, principalmente nas residências, em muros, calçadas… A região de Rolândia tem sofrido com as recentes chuvas e o volume de água tem sido acima da média. “Isso tem provocado instabilidade no solo e acarretado diversos problemas como pudemos observar”, explica Ivo de O. Veiga Junior, diretor da Eccon Construtora, de Rolândia.

A sua empresa tem sido chamada para dar consultorias e para visitar as casas danificadas. “Fomos em dezenas de imóveis e vimos desde pequenas infiltrações até acomodação de solo que, por sua vez, tem causado prejuízos consideráveis aos proprietários desses imóveis”, revelou Ivo Veiga. Os profissionais da Eccon têm acompanhado esses fatos com mais atenção desde o dia 11 de janeiro, quando houve uma grande precipitação pluviométrica que causou muitos danos aos imóveis e gerou uma onda de buscas por profissionais para reparos nos locais atingidos. “São fissuras, trincas, rachaduras, queda de fossas, infiltrações”, ressalta.
Prevenção
“As restaurações são necessárias e importantes desde que bem orientadas e acompanhadas por um profissional. Mas a questão é: está se fazendo algo como prevenção para conter os excessos de infiltrações de água no solo?”, questiona o engenheiro civil Marcelo H. Kanai, também da Eccon.

“Pois bem, pior que colocar cerca elétrica somente depois do assalto é não colocá-la. Por isso, além dos reparos, fazer um trabalho de prevenção é extremamente necessário e, em muitos casos, simples”, afirma Ivo Veiga. O diretor da construtora explica que, mesmo não que não haja de chuvas extremas, é preciso uma análise da área de permeabilização para que não haja danos na estrutura da obra. “Isso é possível sem comprometer a área permeável do terreno – jardins, gramados. Métodos para o escoamento do excesso nem sempre são pensados ou projetados, mesmo em novas construções”, ressalta.

Nos últimos dias, profissionais da Eccon estão trabalhando com orientações técnicas para a prevenção desses excessos de infiltrações de solo. “A analise é feita, caso a caso, pela particularidade de cada construção. Em geral, a solução é simples e com baixo custo”, revelou Ivo Veiga.

Para mais informações e consultas técnicas, os interessados procurar a Eccon Empreendimentos Imobiliários, que fica na av. Tiradentes 140. O telefone é o (43) 3015-2510. A empresa pode ser encontrada ainda no Facebook.com/Eccon, pelo site www.eccon.com.br ou através do email ecconcivil@yahoo.com.br

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: