Pesquisar
Close this search box.

Prêmio Zumbi: profa. Jandira recebe homenagem inédita em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Prêmio Zumbi: profa. Jandira...
    Jandira Amélia da Silva Rodrigues (74) deve fazer história em Rolândia por duas vezes: a 1ª professora negra do município também será a 1ª condecorada pelo prêmio Zumbi dos Palmares. A homenagem será realizada no início sessão desta segunda (19), na véspera do Dia da Consciência Negra. A indicação é do vereador João Ardigo (PSB). No último dia 8 de novembro, Jandira recebeu moção de congratulações por ter sido a professora negra do Município de Rolândia e pela sua contribuição na educação municipal.

    O prêmio Zumbi dos Palmares foi instituído em 2004 pela Câmara Municipal de Rolândia com o intuito de homenagear pessoas ou instituições que em relação a pessoas negras, se destacassem na defesa dos direitos humanos, combate à discriminação e preconceito racial e outras ações. No entanto, ao longo de quase 14 anos, nenhuma pessoa ou instituição havia recebido o prêmio. 

    Em abril deste ano, foram aprovadas mudanças no projeto. A homenagem pode ser entregue tanto no mês de maio, em alusão ao Fim da Escravatura (13 de maio de 1888), quanto em novembro, devido à comemoração dia da Consciência Negra (dia 20). O prêmio também pode ser destinado in memoriam para a família do homenageado. 

    Ardigo (foto abaixo) explicou a motivação para homenagear a professora pelo seu pioneirismo. “Eu tive aula com ela no ano de 1981 e 82 no Colégio Villanueva”, contou. “E quantos alunos ela já teve que hoje são médicos, doutores, advogados…”, declarou o autor da indicação. Além disso, o vereador destacou que é importante valorizar a contribuição dos negros no município, começando por Jandira. “Nada mais justo que isso ser concedido a ela”, afirmou. 

    A homenageada
    Jandira nasceu em Rolândia, por coincidência no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 1943. É filha de Antonio Cassiano da Silva, natural de Santa Rita de Jacutinga (MG) e Sebastiana Amélia da Silva, de Inácio Uchoa (SP). Jandira é casada desde 1965 com Durval Antonio Rodrigues (77) e tem quatro filhos: Áurea, Marcos, Edson e Marcelo e três netos.

    Jandira terminou o colegial no Colégio Estadual Souza Naves com 17 anos e, quando completou 18 anos, procurou a Prefeitura, falou com o prefeito Amadeu Puccini e foi enviada para trabalhar no grupo escolar da Vila Oliveira, que hoje é o Colégio Villanueva. Ela lecionava para turmas da primeira a quarta série. Pouco tempo depois, ela foi nomeada professora do Estado. Em 1970, ela deixou a sala de aula para assumir a diretoria do grupo escolar, cargo que ocupou por cerca de três anos antes de integrar a secretaria de Educação no distrito de São Martinho. Foi nesse momento que ela começou a estudar Matemática, mesmo já sendo formada em Pedagogia pela Faficla de Jandaia do Sul, nos anos 60.

    Com a nova formação, ela passou a lecionar para turmas do quinto ao oitavo ano no distrito. Nos anos 80, ela foi aprovada no concurso estadual para ser professora de Matemática e escolheu lecionar no Villanueva, local onde tudo começou em sua carreira profissional. Além de dar aulas, ela trabalhou na secretaria do colégio. Jandira se afastou das salas de aula há cerca de 22 anos, quando se aposentou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: