Pesquisar
Close this search box.

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nesta quarta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Conferência dos Direitos da...
    Nesta quarta-feira (21), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rolândia (CMDCA) promove a “VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência será realizada das 13 às 18 horas no Centro Cultural Nanuk e terá o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

    O credenciamento para a conferência será das 13 às 13h15, seguido pela Composição da Mesa de Autoridades. Às 14 horas, os adolescentes do CRAS San Fernando farão uma apresentação cultural e, 15 minutos depois, será feita a Leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal. A palestra com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” está marcada para começar às 14h30.

    Em seguida, às 15h15, tem início a eleição dos novos conselheiros da sociedade civil. O conselho é composto de 14 membros com seus respectivos suplentes. Desses, sete deles são indicados pelo Poder Público a cada 4 anos e os outros sete da sociedade civil serão eleitos durante a conferência.

    O intervalo para Coffee Break segue até as 16 horas, quando os grupos terão 1h30 para formular os trabalhos em cada eixo e apresentá-los. Como explicou Elisangela Brum Matama, que acabou assumindo a presidência devido à desistência de membros da diretoria, a partir do tema da palestra, são trabalhados alguns eixos. “Discutimos esses eixos e tiramos propostas para encaminhar para a conferência estadual e depois a nacional”, esclareceu. A apresentação dos conselheiros eleitos para aclamação, a partir das 17h30, marca o encerramento da conferência. 

    A composição da diretoria do conselho será definida nas reuniões mensais. O conselho é o espaço próprio para as discussões referentes às políticas públicas para crianças e adolescentes, tornando fundamental a participação da população. “Todas as instituições, pessoas e a comunidade que trabalha diretamente com crianças para contribuir na formação dessas políticas públicas, porque o conselho é deliberativo, para acompanhar e fiscalizar”, destacou Elisângela. 

    As conferências são realizadas a cada dois anos. Como a última foi em 2015, a seguinte deveria ser realizada no ano passado, mas por orientação do Conselho Nacional, as conferências estão sendo realizadas em 2018 em todos os municípios. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: