Pesquisar
Close this search box.

Homenagem inédita em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Homenagem inédita em Rolândia

    A professora Jandira Amélia da Silva Rodrigues (75) fez história, apesar de ter lecionado matemática por boa parte de sua vida. A docente foi a primeira pessoa em Rolândia a receber o prêmio Zumbi dos Palmares, que homenageia destaques na defesa dos direitos humanos, no combate à discriminação e ao preconceito racial. Jandira foi a primeira professora negra de Rolândia e recebeu a (justa) homenagem na sessão de segunda-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, que remete exatamente a Zumbi.

    A indicação da professora foi feita pelo vereador João Ardigo (PSB), mas que contou com a assinatura de todos os vereadores e vereadoras. No dia 8 de novembro, Jandira já havia recebido uma moção de congratulações pelo mesmo motivo. Visivelmente emocionada, a professora subiu à Tribuna Livre e falou da surpresa por esses reconhecimentos. “Lembro que meus pais também receberam homenagens na Câmara por serem pioneiros de Rolândia”, ressaltou Jandira, que esteve acompanhada do marido, Durval, da filha Áurea e de uma neta.

    Prêmio
    O prêmio Zumbi dos Palmares foi instituído em 2004 pela Câmara Municipal de Rolândia com o intuito de homenagear pessoas ou instituições que em relação a pessoas negras, se destacassem na defesa dos direitos humanos, combate à discriminação e preconceito racial e outras ações. No entanto, ao longo de quase 14 anos, nenhuma pessoa ou instituição havia recebido o prêmio. Em abril deste ano, foram aprovadas mudanças no projeto. A homenagem pode ser entregue tanto no mês de maio, em alusão ao Fim da Escravatura (13 de maio de 1888), quanto em novembro, devido à comemoração dia da Consciência Negra (dia 20). O prêmio também pode ser destinado in memoriam para a família do homenageado.

    Ardigo lembrou da participação do Jornal de Rolândia na concessão do prêmio Zumbi. “O Jornal de Rolândia percebeu que o prêmio foi criado e esquecido e nos incentivou a mudar a lei e a conceder às pessoas que merecem”, declarou. Além disso, o vereador destacou que é importante valorizar a contribuição dos negros no município, começando por Jandira. “Nada mais justo que isso ser concedido a ela”, afirmou.

    A homenageada
    Jandira nasceu em Rolândia, por coincidência no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 1943. Casada desde 1965 com Durval Antonio Rodrigues (78), a professora tem quatro filhos: Áurea, Marcos, Edson e Marcelo e três netos. Formou-se em Matemática e deu aulas por mais de 35 anos em Rolândia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: