Pesquisar
Close this search box.

Feira do Chiarelli trata da relação do homem com os outros seres vivos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Feira do Chiarelli trata...
    Com o tema “Nós e os outros seres vivos”, o Colégio Estadual José Alexandre Chiarelli, de Rolândia, realizou a sua segunda Feira de Ciências. Na sexta (09), os próprios alunos do Chiarelli aproveitaram a Feira e, na segunda (12), o colégio convidou os alunos das escolas municipais Monteiro Lobato e São Fernando para visitarem a exposição – a maioria dos estudantes dessas escolas vão para o Chiarelli.

    Como explicou Adriana Lígia Miskalo, professora de Ciências e organizadora da feira, cada sala da feira abordou um tema. Uma sala foi voltada ao reino animal, outra para as plantas e outra para os microorganismos (fungos, bactérias e protozoários). A sala “circuito dos sentidos” trouxe uma proposta bem divertida para os estudantes. “O aluno entra vendado, anda sem o tênis para sentir texturas diferentes, prova algumas coisas, cheira e ouve, trabalhando os cinco sentidos na sala”, contou Adriana. 

    Além disso, várias disciplinas se juntaram ao projeto e formaram salas com outros temas. Em História, por exemplo, a sala recebeu o nome de “As consequências da industrialização para o meio ambiente”. “Foi feita uma linha do tempo mostrando como eram as indústrias e o meio ambiente e como está hoje por consequência da industrialização”, explicou. Outra sala tratou da polinização e a importância dos morcegos e abelhas. As disciplinas de Matemática, Filosofia e Sociologia também desenvolveram trabalhos dentro da temática do meio ambiente. 

    Na sexta (09), para os alunos do Chiarelli, foram realizados experimentos químicos e palestras. No período matutino, foram orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e à tarde, sobre poluição do mar e os prejuízos para os animais marinhos. Todos os alunos visitaram a feira, desde o 6º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, além de trabalharem na decoração, no desenvolvimento dos trabalhos apresentados e na monitoria dos alunos visitantes. 

    A também professora de Ciências Bruna Carla Rossaneis encabeçou a organização da feira com Adriana, que agradeceu também pelo empenho dos professores e funcionários na realização. “Queria também parabenizar os alunos que trabalharam com bastante responsabilidade em montar a feira”, acrescentou. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: