Pesquisar
Close this search box.

Escolas realizam exposições na Semana da Consciência Negra

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Escolas realizam exposições na...
    A semana da consciência negra agitou as escolas de Rolândia. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoveu uma exposição da cultura afro, conteúdo que faz parte do currículo das três turmas de 28 alunos. 

    Assim como a APAE, o Colégio Estadual Souza Naves também realizou uma exposição para seus alunos. Os trabalhos expostos no corredor da instituição incluíam textos críticos, imagens, arte e máscaras africanas. Outro colégio estadual que também promoveu uma exposição foi o Kennedy, mas os trabalhos ficaram no saguão da Prefeitura de Rolândia. Os trabalhos expostos foram produzidos pelos alunos que participam do projeto Multidisciplinar da instituição e ficaram no local  até a sexta (23).

    A exposição da APAE
    Sueli Aparecida Festi Braga, diretora da APAE, contou que ao longo do semestre, os alunos aprenderam de forma lúdica os conteúdos da consciência negra e cultura afro, como literatura, arte e até a gastronomia. “Eles foram ao mercado comprar alimentos, fizeram e comeram a feijoada”, revelou.

    O objetivo das atividades foi estimular o respeito à diversidade. “Trabalhamos com as crianças para que eles consigam compreender que um é diferente do outro, mas mesmo na diferença, vocês são iguais”, explicou Rosenilda Silva Baggio, coordenadora do projeto multidisciplinar da APAE.

    A história “Menina bonita do laço de fita” foi trabalhada com os alunos, assim como a confecção das bonecas abayomi, que tem uma história para a cultura. “As mães nos navios negreiros com crianças rasgavam suas roupas para fazerem as bonecas”, contou Rosenilda. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: