Pesquisar
Close this search box.

Sizenando de Almeida: uma rica história em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Sizenando de Almeida: uma...

  Contador, juiz de paz, tesoureiro e presidente de associações… Um dos rotarianos mais antigos ainda ativos no Brasil, Sizenando de Almeida, aos 90 anos, acumulou várias ocupações e uma extensa história de empenho por Rolândia.

    Nascido em 27 de julho de 1928, na cidade de Cananéia, litoral de São Paulo, filho de Anordes de Almeida, comerciante e produtor, e Maria Xavier de Almeida. “Minha mãe era muito querida, me lembro da noite que fui viajar pela primeira vez, aos 14 anos, ela não deixava de levantar da cama e vir me beijar”, recordou. A viagem que ele se refere foi o momento em que ele foi para Santos estudar. Aos 16 anos, já começou a trabalhar e em 1949 se formou pela Escola Técnica de Comércio “Coelho Neto”. Ele se considera santista e já até viu Pele jogar no seu auge.

   Sizenando se instalou em Rolândia em março de 1950, depois de conhecer a cidade a convite do primo Osny Martins Simões e se encantar. Logo, em abril do mesmo ano montou o escritório de contabilidade Organização Record, que ofertou os serviços ao comércio e indústria rolandenses, contribuindo com o desenvolvimento da cidade.

   Dois anos depois, Sizenando conheceu Lucilia Antonio, de Cambé, e em 23 de junho de 1954 casou-se com ela, que foi sua companheira até seu falecimento, há pouco mais de um ano. Ele lembra da esposa com muito carinho, assim como fala da união e cuidado de seus quatro filhos. Regina Célia mora em Porto Velho (RO), Glaucio Luiz mora em Cambé, Miriam Cristina mora em Rolândia e Denise Maria em Londrina. Seus filhos lhe deram sete netos.

   Nos anos 60, Sizenando trouxe o irmão Wilson de Almeida para Rolândia, que deixou a cidade para se formar em Direito e só então retornou. Orlandino de Almeida também veio à Rolândia, ficou hospedado na casa de Sizenando. O irmão acabou gostando da cidade, se estabeleceu e até foi prefeito da cidade. “Cada um tem um destino e o destino do Orlandino foi entrar na política”, contou Sizenando, recordando do irmão.


   Algumas filiais da Organização Record foram abertas em Centenário do Sul, Maringá e Itaguagé, mas por falta de mão de obra especializada, não conseguiu manter os escritórios nestas cidades.


Contribuições em Rolândia
   Sizenando sempre foi muito ativo na sociedade rolandense e deixou marcas na história da cidade. Sua trajetória atuante teve o pontapé quando ele ingressou no Rotary Club de Rolândia, em 04 de outubro de 1956. Neste ano, Sizenando completou 62 anos de Rotary. “Hoje sou o mais antigo de Rotary”, contou orgulhoso. Ele foi o décimo presidente do clube durante o ano rotário de 62/63.


   Através também do Rotary, quando Sizenando estava na presidência, ele participou da implantação da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), em 27 de novembro de 1962. Ele contribuiu ainda para a fundação da APAE, em 1971. “Fiquei 40 anos como tesoureiro da nossa APAE, que é modelo no estado”, declarou. Ele também faz parte da história do Rolândia Country Club, também sendo tesoureiro do clube por duas ocasiões.


   Sizenando acumula homenagens, pelas quais ele demonstra imensa gratidão, de locais como a ACIR e o Rotary. No ano de 2011, ele recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão honorário em reconhecimento à sua enorme contribuição em Rolândia.

   Em 35 anos como juiz de paz, Sizenando já celebrou pelo menos 15 mil casamentos e está em atividade até hoje, aos 90 anos. Para ele, quanto mais casamentos, melhor. “Há 30 anos atrás, na época do café, aos sábados eu fazia 14, 15, 16 casamentos. Hoje, faço em torno de 8 ou 5. Tem sábados que eu chego a fazer só um casamento”, revelou. Ainda que ele não receba por atuar como juiz de paz, continua se dedicando a essa nobre missão. “Deus pede que eu faça bem a todo mundo”, disse. Ele ainda relata alegre que hoje possui a oportunidade de casar os filhos dos casamentos que realizou anos atrás, ultrapassando gerações.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: