Pesquisar
Close this search box.

Dezembro Laranja no Legislativo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Dezembro Laranja no Legislativo
    O Dezembro Laranja é o mês destinado a ações de combate e prevenção do câncer de pele. Por esse motivo, o secretário de Saúde de Rolândia, Marcelo Ferreira Marques, foi até a Câmara de Rolândia para utilizar a tribuna livre da sessão de segunda-feira (10). A fala do secretário, logo após momentos de tensão e confusão, teve o objetivo de conscientizar os presentes sobre a doença, uma das mais recorrentes no Brasil. 

    O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. De acordo com as camadas afetadas, são definidos os níveis de câncer, sendo o melanoma é o tipo mais agressivo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% dos tumores malignos no Brasil são de câncer de pele, ou seja, três em cada 10 pessoas com a doença têm o câncer de pele.

    Identificação
    A doença é identificada pela observação das características de manchas e pintas. “Os sinais de alerta são a assimetria da lesão, borda irregular, cor e diâmetro. Quando o paciente notar estes sinais, deve procurar uma UBS. O médico vai analisar e encaminhá-lo a um especialista, se necessário”, explicou o secretário Marcelo Marques.

    O agendamento de dermatologia, como as demais especialidades, é realizado conforme a prioridade do paciente. “Tudo depende de como é descrito no encaminhamento realizado pelo médico da unidade”, explicou Vânia Bonfim dos Santos Yoshida, gerente da atenção especializada.

    De acordo com a classificação da prioridade de risco, pode levar de 2 a 6 meses para o agendamento. “Se o médico descreve uma lesão suspeita de câncer ou escreve a hipótese diagnóstica de câncer, é regulado como prioridade risco 3, para agendar na próxima agenda ou, então, em até 2 meses”, detalhou Vânia.

    Casos em Rolândia
    Em 2014, Rolândia registrou 19 casos. Em 2015 esse número caiu para 14; já no ano seguinte, em 2016, foram 10 casos e, no ano passado, apenas 7 rolandenses tiveram a doença. Em 2018, o número de casos aumentou para 14, segundo registros até o mês de setembro, ou seja, o crescimento dos casos pode ser ainda maior. “Nos últimos 5 anos, foram 15 óbitos pela doença na cidade”, afirmou Vânia. 

    Prevenção
    A prevenção do câncer de pele é feita evitando-se a exposição solar no período das 10 às 16 horas. Deve-se, ainda, usar roupas para proteção contra a luz solar, usar óculos de sol com proteção, preferir a sombra, usar protetor solar e chapéu com abas largas. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: