Pesquisar
Close this search box.

Rotary Caviúna homenageia Cida Lepre

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rotary Caviúna homenageia Cida...

O Rotary Clube Rolândia Caviúna prestou uma homenagem à professora Aparecida Maria Lepre, 81, na terça-feira (23), na Casa da Amizade. Tia Cida, como é conhecida, dedicou 50 anos de sua vida à alfabetização e lecionou em Rolândia e São Martinho. Na solenidade, estavam presentes alguns de seus ex-alunos, entre eles o ginecologista Jean Marcelo Moreno, que foi aluno de Cida em 1980, e leu a homenagem à professora. “O lema rotário 2015/2016 é Seja um presente para o mundo. E você foi, com certeza, um grande presente para o mundo da educação”, afirmou Edy Gusmão, presidente do Rotary.

A homenagem fez parte do tema debatido de setembro do Rotary, que é “Educação básica e alfabetização”. “Sinto-me realizada, agradeço a Deus e aos meus pais, que permitiram que eu estudasse e fizesse o que eu gostava, que é lecionar”, afirmou Cida. A professora recebeu um certificado do Rotary pelos serviços prestados à cidade. Quando questionada sobre o que a motivou a passar 50 anos no magistério e na mesma função de alfabetizadora, ela responde sem titubear: “amor à profissão”.

Vida e carreira

A mãe de Cida, Antonia Montini Lepre, reconheceu seu dom e amor ao magistério e apoiava a filha. Seu pai, Primo Lepre, foi cinco vezes vereador, sendo dois mandatos em São Martinho e três em Rolândia, e também foi prefeito de Rolândia.

Cida é a primeira filha de seis irmãos. Ela nasceu no dia 16 de setembro de 1934, em Catiguá, São Paulo. Com cinco anos de idade veio para o distrito da Prata, em Cambé. Ainda criança mudou-se para São Martinho e, depois, para Rolândia. Cursou a Escola Normal Regional e fez o magistério na Escola Normal D. Pedro II, em Rolândia, atual Escola Doutor Vitório Franklin.

A professora foi nomeada, em março de 1955, pelo Grupo Escolar do Distrito de São Martinho. Em 1959, ela foi transferida para o Grupo Escolar Souza Naves, onde ficou até 1970.  Cida foi convidada pelo fundador da Escola Roland, Hans Kirschen, que há dois anos e meio dava início as suas atividades na nossa cidade, para ser alfabetizadora, em fevereiro de 1971. Ficou na escola até 2005.

Cida é formada em Educação Física, mas sua paixão pela alfabetização falou mais alto em toda sua trajetória profissional. Atualmente aposentada, Cida se dedica à família, faz serviços voluntários na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e tem como hobbie corte e costura.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: