Pesquisar
Close this search box.

BPC: beneficiários precisam atualizar Cadastro Único

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. BPC: beneficiários precisam atualizar...
    Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), também conhecido como LOAS ou Auxílio Doença, ganharam mais um fôlego, e tempo, para atualizarem seus dados ou se inscreverem no Cadastro Único do Governo Federal, mesmo sistema usado para quem recebe Bolsa Família. Anteriormente, o prazo se encerraria em dezembro deste ano e a pessoa perderia o benefício, pago a idosos e a pessoas com deficiência, mas uma nova portaria do Ministério do Desenvolvimento Social informa que quem ainda não renovou seu cadastro deve fazê-lo até março – quem não o fizer, terá seu benefício bloqueado. 

    Esse processo é feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de referência. “Ou seja, perto de onde ela mora. Quem mora na região central deve ir no Cras da Vila Oliveira; as pessoas da região do Perazolo deve se dirigir ao Cras do Nobre e quem mora na região dos Cinco Conjuntos tem de ir ao Cras San Fernando”, explicou Fernanda Buranello, diretora técnica da Assistência Social.

    Em Rolândia, de acordo com o cadastro, há cerca de 1,2 mil pessoas que recebem o BPC – dessas, cerca de 550 são idosos e 650 são pessoas com deficiência. “Nosso último levantamento deu um número de cerca de 1000 pessoas recadastradas. Como há idosos que faleceram ou se mudaram, trabalhamos com um número entre 100 e 200 pessoas que precisam ainda fazer o recadastramento”, ressaltou a diretora. 

    O BPC é pago em doze parcelas, uma a cada mês, e não tem 13° salário, ao contrário da aposentadoria, e é um direito para pessoas acima dos 65 anos na faixa de baixa renda que não recebe aposentadoria ou para portadores de deficiência em qualquer idade. Aqueles que recebem o BPC e não fazem parte do Cadastro Único, que precisam se cadastrar, e quem está com os dados desatualizados também precisa procurar o CRAS.

    A obrigatoriedade do Cadastro Único para o BPC começou em 2016 e o governo havia dado o prazo para esse procedimento até dezembro de 2017, mas como a procura foi pequena no país, resolveram estender o período para cadastro e atualização. Os beneficiários deverão receber correspondências avisando da atualização, mas como muitos mudam de endereço, pode acontecer que eles não sejam informados e percam o benefício. Por isso, é importante que os familiares, vizinhos ou colegas alertem os beneficiários idosos ou deficientes de qualquer idade da necessidade de procurar o CRAS e informar que recebe o BPC para receber as orientações de atualização ou cadastro. 
Endereços dos CRASs

    Caso o beneficiário esteja impossibilitado de se deslocar para fazer ou atualizar o cadastro, qualquer familiar pode solicitar no CRAS mais próximo que seja feita uma visita domiciliar. O Cras San Fernando fica na Rua Francisco Ramos Pereira, s/n. O Cras Vila Oliveira fica na Rua Saguaragi, 512, e o telefone é 3255-2730. O Cras Nobre fica na Rua Ivaí, s/n, e o telefone 3906-1097. Todos os centros de referências trabalham até a sexta-feira (28) e depois voltam a atender apenas na quarta-feira (02).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: