Pesquisar
Close this search box.

Novo cemitério deve ser liberado em um mês

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Novo cemitério deve ser...

    A liberação do novo cemitério de Rolândia, que fica no Contorno Norte, sofreu atrasos também devido ao vandalismo. Logo que as obras foram finalizadas, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vistoriou e pediu a resolução de algumas questões ambientais antes de oficializar a liberação. “Entre elas, estavam os postes de monitoramento de água. Para isso, tivemos que abrir um processo licitatório, teve o tempo de fazer a perfuração do poço e análise da água. Demorou um bom tempo”, elencou a secretária de Planejamento de Rolândia, Catarina Schauff.

    Durante esse tempo, até fazer a licitação, homologar e fazer a análise da água, a guarita do construída no novo cemitério foi depredada. “Aí tínhamos toda a parte documental pronta para o IAP. Entretanto, eles vieram fazer uma vistoria e exigiram a reforma da guarita e com isso, será necessário mais tempo a concessão da Licença de operação”, resumiu Catarina.

    Para reconstruir a guarita, o Poder Público precisou realizar um novo pregão de mão-de-obra de serviços públicos, já que o antigo estava vencido. A homologação deverá ser feita com urgência para que os reparos possam começar o quanto antes. Para evitar que o cemitério sofra novamente com essas depredações, Catarina adiantou que a Prefeitura está analisando a possibilidade de destinar um guarda para o local. A secretaria afirmou que ficaria mais fácil e rápido se contratar segurança do que câmeras de monitoramento.

    “Assim que a guarita for refeita, será chamado o IAP para fazer uma nova vistoria. Se os técnicos do Instituto constatarem que está tudo bem, liberam a esperada Licença de Operação”, explicou a secretária. “Nós esperamos que dentro de um mês o IAP faça a sua vistoria e o novo cemitério seja liberado para se fazer os sepultamentos”, ressaltou Catarina.

    O novo cemitério de Rolândia é do tipo jardim e não terá túmulos ou qualquer outro monumento. Por enquanto, as possibilidades de sepultamento em Rolândia são no Cemitério do distrito Nossa Senhora Aparecida (Bartira), nos gavetões do Cemitério Municipal central, ou em outras cidades da região como Londrina e Cambé.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: