Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Edição: 712 – sexta-feira, 25-01-19

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Editorial – Edição: 712...
    Olá, leitor e leitora do JR

    Começamos com a política rolandense, como não poderia deixar de ser. O prefeito afastado Francisconi (PSDB) se apresentou à Justiça na quarta-feira, mas não foi à oitiva marcada na quinta pela Comissão Processante da Câmara. Seus advogados tentaram transferir o depoimento para esta sexta-feira, mas não tiveram sucesso. A CP negou e ainda confirmou a sessão especial para julgamento do relatório final e, consequentemente, do destino político de Francisconi. A sessão será no sábado, dia 02 de fevereiro, às 17 horas, uma semana antes do prazo de 90 dias de duração da Comissão Processante.

     Serão necessários 7 votos para cassação do mandato do prefeito afastado. Para Francisconi, quatro votos são suficientes para ele manter seu mandato, ao qual tenta retornar com uma ação no Tribunal de Justiça. Será que ele tem esses quatro votos?

    Vamos lá. Votam os vereadores Andrezinho da Farmácia (PSC), Rodrigão (SD), João Ardigo (PSB), Eugênio Serpeloni (PSD), Alex Santana (PSD) e Maria do Carmo (PSDB). Os parlamentares que fazem parte da CP, Edileine Griggio (PSC), Reginaldo Silva (SD) e Irineu de Paula (PSDB) também votam. Por último, o vereador João Gaúcho (PSC) não vota, por ser o autor da Comissão Processante. Em seu lugar, assim como aconteceu na sessão de abertura da CP, vota seu suplente direto, Leandro Olímpio (PSC). Será que Francisconi tem quatro votos entre esses 10 parlamentares? Vamos descobrir durante a sessão do sábado (02).

    Mudando de assunto, vamos falar de comentários na internet. Postamos uma matéria, que publicamos aqui na edição impressa na semana passada, sobre a possibilidade de se inserir no Plano Diretor a proibição de se construir prédios com mais de três andares no centro histórico de Rolândia. A matéria rendeu muitos comentários, mas, infelizmente, a maioria sem noção. As pessoas perdem mais tempo atacando do que dando sugestões. A sugestão do JR é que, no dia da audiência que for debater o assunto, essas pessoas vão até o local para dar suas opiniões. O local e a data serão informadas por aqui, nas redes sociais e no site do JR. 

    Na área da Saúde, a boa notícia veio de uma reunião na capital: a Sanepar afirmou que irá transferir a ETE próxima do terreno do futuro hospital regional em menos de dois anos. Esse prazo satisfez a diretoria do João de Freitas que deve levar um tempo similar para a construção do Honpar. Por essa conversa toda, visualiza-se o hospital regional para final de 2020. O DER também ajudou e irá fazer alças de retorno ali no Contorno Sul para facilitar a chegada e a saída das pessoas que vêm de Londrina e Arapongas.

    Por último, leia a matéria da página 9, no segundo caderno. É a novidade dessa edição: O Empatizando.

    Como sempre, a edição traz matérias com a tecnologia da Realidade Aumentada (RA). Baixe o Zappar no seu celular e aproveite mais o seu Jornal de Rolândia impresso.

 Boa leitura e bons vídeos.
Josiane Rodrigues
Editora
José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: