Pesquisar
Close this search box.

Honpar: Sanepar promete transferir ETE em menos de dois anos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Honpar: Sanepar promete transferir...
    O futuro hospital regional Honpar parece estar caminhando para um final feliz para os rolandenses. Uma reunião articulada pela vereadora Edileine Griggio (PSC) e pelo deputado Cobra Repórter (PSD) com a diretoria da Sanepar, em Curitiba na segunda-feira (21), trouxe o compromisso da empresa em resolver o problema da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no terreno do futuro hospital em menos de dois anos. O compromisso foi assumido pelos presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e pelo seu diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid.
 
   O prazo agradou a Roberto Koch, diretor do Honpar, também presente no encontro, que sinalizou positivo para a vinda do hospital regional para Rolândia. O prefeito interino de Rolândia, Roberto Negrão, e os empresário Adauto Francisco e José Carlos Salgueiro, do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Rolândia), também estiveram na proveitosa reunião da capital. Inicialmente, a Sanepar tem cinco anos para desativar a ETE, mas esse prazo inviabilizaria a vinda do Honpar para Rolândia. 

    “Fomos até Curitiba para pedir que se iniciassem as obras do hospital o quando antes”, afirmou Edileine Griggio. “O problema da ETE está impedindo o início da construção do hospital para nossa cidade. A obra terá um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento da saúde em nosso município e estará contribuindo para que a cidade se torne forte nessa área com a vinda de várias clínicas, médicos e outros profissionais e consequentemente trará muitos empregos”, afirma Edileine.

    A Estação de Tratamento de Esgoto fica próxima ao terreno de 40 mil metros quadrados doados para a construção do Honpar e precisa ser desativada para que o hospital possa atender ali. “Dedavid nos prometeu uma nova ETE perto do Ingazinho e essa atual será transformada em uma estação elevatória. Talvez até a Sanepar consiga fazer isso em menos de dois anos”, afirmou o empresário Adauto Francisco.

    “Acreditamos que essas reuniões na Sanepar e no DER facilitaram o início das obras do hospital. Estamos aguardando junto à prefeitura os trâmites finais para a preparação do terreno e, assim que estiverem prontos, as obras devem ser iniciadas”, afirmou Roberto Koch ao JR, que ressaltou o clima bem favorável em Curitiba com intermediação do deputado Cobra e o empenho da vereadora Edileiene. “Em torno de dois anos, já teremos condições de estar em atendimento, o que coincidirá com a mudança da ETE”, resumiu Koch. 

    Sobre a reunião com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Koch se refere às mudanças que serão feitas no Contorno Sul para facilitar a entrada e a saída para as pessoas que vem de Londrina ou Arapongas. “Eles se comprometeram a fazer a alça de retorno para quem vem de Londrina entrar para Rolândia pela rua Willie Davids e outra alça para quem vai para Londrina sair diretamente pelo Contorno Sul”, relembrou Adauto Francisco

    O motivo do encontro foi para discutir sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) onde será construída a nova unidade do hospital do grupo HONPAR, na cidade, na Rua Willie Davids, nas proximidades do Contorno Sul. Também foram tratados outros assuntos de interesse da cidade no tocante ao saneamento.

    Cirurgias – Outra reunião que a comitiva rolandense teve na segunda-feira (21) foi com Geraldo Biesek, superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). O objetivo foi o de solicitar que as cirurgias de rolandenses, realizadas pela 17º Regional de Saúde, possam ser feitas em menor espaço de tempo, reduzindo assim a fila de espera, sobretudo na área de ortopedia. Há pessoas esperando cirurgias há mais de três anos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: