Pesquisar
Close this search box.

Saúde faz capacitação com servidores da Educação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde faz capacitação com...
A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia realizou uma capacitação junto à Secretaria Municipal de Educação no dia 12, no Centro Cultural Nanuk. A capacitação é para servidores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação e tem o objetivo de intensificar o combate à dengue em Rolândia.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Marques Ferreira, o trabalho de educação em saúde é permanente e visa evitar o aumento do número de casos de dengue em Rolândia. “Queremos otimizar os dados dessa doença, que pode levar à morte. O combate deve ser continuado e durante todo o ano”, afirma.

Do início do ano até o dia 11, foram confirmados 5 casos confirmados de dengue no município e 127 casos suspeitos. “A situação é alarmante e requer toda a atenção. As pessoas precisam tomar conhecimento da gravidade da situação e colaborar em ações de controle, cuidando cada um da sua casa, ajudando a olhar o imóvel que fica ao seu redor, sendo vigiando, realizando limpeza ou mesmo realizando mutirões com vizinhos, se for o caso, para manter limpo o redor de suas residências.”

Não há casos de Zika vírus e Chikungunya em Rolândia. O paciente suspeito de dengue é monitorado, medicado e acompanhado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde de Rolândia.

Ferreira ressalta que a equipe de combate a endemias não está medindo esforços para combater o mosquito transmissor e manter o controle dos casos de dengue. 

Para combater o Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde tem realizado ações nas áreas de abrangências que apresentaram alto índice, trabalho preventivo (palestras), mutirões em locais que apresentam riscos, manutenção das atividades de rotina nas áreas críticas a cada 30 dias, bloqueio veloz no atendimento dos casos suspeitos e bloqueios com fumacê costal nas áreas de casos suspeitos.

O setor de Vigilância em Saúde enfatiza que a participação e colaboração da população são fundamentais para combatermos a dengue.

Medidas simples devem ser praticadas diariamente. A orientação é que a população evite o acúmulo de água em suas residências, em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. 

“Pedimos a população para que receba os agentes em suas casas”, diz Ferreira.
A população pode esclarecer dúvidas e receber informações com o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, pelos telefones (43) 3906-1141 e (43) 3906-1126.


Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: