Pesquisar
Close this search box.

Dor de cabeça

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Dor de cabeça

    Dores de cabeça são a quarta causa mais comum de visitas ao Pronto-Socorro e, muitas vezes, causam prejuízo na qualidade de vida das pessoas, bem como faltas no trabalho e nos afazeres do dia-a-dia. Existem várias causas para dor de cabeça, sendo a causa mais comum a enxaqueca. 
    A enxaqueca é uma dor de cabeça de média a forte intensidade podendo até causar vômitos e que aparece em crises que podem durar até três dias. Pode causar ainda sensibilidade a luz e a sons altos, bem como a piora da dor com a movimentação corporal, por exemplo ao subir escadas. A enxaqueca tem causas genéticas e comportamentais. O componente familiar é evidente na maioria dos casos, visto que muitas pessoas com enxaqueca tem algum parente que também tem os mesmos sintomas. Os fatores comportamentais podem ser corrigidos através de mudanças de hábitos simples como regularizar o sono, alterações alimentares e realização de atividade física regular. 
    Ainda existe o tratamento medicamentoso, quando se utiliza remédios de forma continua por um período de tempo para aliviar os sintomas de forma mais rápida e duradoura e inclusive prevenir novas crises de enxaqueca. Em casos de difícil tratamento pode-se ainda utilizar remédios injetáveis, por exemplo, a Toxina Botulínica, que pode melhorar ainda mais a enxaqueca. 
    Outra causa muito comum de dor de cabeça é por tensão muscular, que é mais leve que a enxaqueca, mas pode incomodar bastante principalmente no final de um dia estressante de trabalho. Ela acontece, muitas vezes, por inconscientemente assumirmos posturas prejudiciais ao nosso corpo, comuns de quem trabalha em escritórios ou passa muito tempo em frente ao computador. Infelizmente a grande maioria das pessoas não recebe tratamento adequado para sua dor de cabeça, o que pode piorar a dor a longo prazo. Caso você tenha algum destes sintomas, vale a pena consultar o Neurologista, a especialidade médica mais capacitada no atendimento das dores de cabeça.

Dr. Gabriel Sampaio Froehner é neurologista e atende na Essence – clínica médica multiprofissional

(Willie Davids 390, sala 25 – Fone: 3015-3087)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: