Pesquisar
Close this search box.

Abordagem e acolhimento a moradores em situação de rua

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Abordagem e acolhimento a...
    O Projeto Ceel – Cultura, Educação, Esporte e Lazer, mantido pela Igreja Cristianismo Decidido de Rolândia, criou uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua, que já está funcionando desde o último dia 4 de fevereiro. Há cerca de seis anos, a Igreja já realizava de forma voluntária o trabalho de abordagem nas ruas, oferecendo comida e cobertores. “Agora estamos tentando profissionalizar esse trabalho”, explicou Luiz Carlos de Arruda, coordenador geral do projeto, que já atuou por 24 anos no Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova) de Rolândia.
 
    A Casa Abrigo Ceel já está apta a receber moradores de rua – homens e mulheres a partir dos 18 anos de idade – e em breve deve atingir a capacidade de receber de 30 a 40 pessoas. Atualmente, ela já abriga seis pessoas, oferecendo cama, alimento, conforto e regras de convivência. “Queremos dar dignidade para eles, aqui será um lar para eles”, ressaltou Arruda. 

    Na abordagem, eles oferecerão pouso para o morador e, no dia seguinte, conversar e ver se a pessoa tem interesse em ser inserida no projeto Ceel. Uma psicóloga e assistente social farão uma entrevista para saber como ajudar de acordo com a especificidade de cada caso. O projeto trabalhará em parceria com serviços e órgãos públicos como a secretaria de Assistência Social. “A ideia é devolvê-los para a sociedade, seja em Rolândia ou onde for”, afirmou.

    A casa
    Dentro da casa, a intenção principal é ocupar o tempo dos acolhidos com tarefas e ressocialização. “Das 7h30 da manhã até as 22h vão ter atividades”, garantiu Arruda. Pela manhã, os internos ajudarão na limpeza da casa, cuidado da horta e alimentação. Durante a tarde e noite, haverá grupos de apoio e terapêuticos, células e cuidado psicológico. Algumas igrejas e clubes de serviços já estão ajudando com doações, permitindo que a casa já entrasse em funcionamento. “Depois que a casa estiver estruturada e montada, acreditamos que o gasto será no mínimo de R$ 10 a 12 mil mensais”, estimou o coordenador. 

    O projeto também está organizando a documentação necessária para se cadastrar na Assistência Social e estar apto para pleitear verbas públicas e realizar um trabalho que deveria ser feito pelo Poder Público. A população em geral também pode ajudar com doações através dos telefones 3015-3231 e 9.9924-6726 (WhatsApp). A casa fica na Avenida Castro Alves, 2161, e pode ser visitada por pessoas que também quiserem se voluntariar. Através desses contatos, os rolandenses também podem avisar caso veja uma pessoa em situação de rua.

    O pastor Satyrio Storbem Filho é o presidente do projeto, que também conta com os voluntários Valter, auxiliar de enfermagem, Ted Lee, voluntário de Relações Públicas, e mais ajudantes na manutenção da casa e abordagem. O projeto ainda pretende contratar assistente social, psicóloga, motorista e mais um homem e uma mulher para a abordagem.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: