Pesquisar
Close this search box.

Fazenda Bimini entra em documentário franco-alemão sobre o Rio Paraná

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Fazenda Bimini entra em...
    Nesta segunda-feira (25), a Fazenda Bimini, de Rolândia, recebe a visita de uma equipe da TV franco-alemã Arte, responsável pela produção de um documentário sobre o rio Paraná. Na ocasião, um grupo de professores, estudiosos, alunos e convidados também estarão no local para participar das gravações e realizar atividades educativas e palestras ambientais. 

    A Fazenda Bimini contribuirá no documentário mostrando que, além dos usos madeireiros e não madeireiros das árvores, as florestas têm a capacidade de promover a infiltração das chuvas e cuidarem da recarga dos corpos hídricos. “Trata-se de uma verdadeira lavoura d’água”, ressaltou Daniel Steidle, ambientalista da Bimini.

    A equipe de produção europeia passará por vários lugares no Brasil, Paraguai e Argentina. “Rolândia e região abastecem o rio Bandeirantes, que abastece o rio Paranapanema, que vai para o rio Paraná”, lembrou Daniel Steidle. Para o ambientalista, a visita será importante na conscientização da preservação ambiental, levando Rolândia e a fazenda ao conhecimento internacional. “Vamos ser vistos pelo Brasil e boa parte da Europa como uma forma de mostrar que o Brasil é capaz de restaurar o ambiente e garantir seu status de manter as maiores reservas de água potável do mundo”, afirmou. 

    A gravação contará com a presença do escritor e pesquisador ambiental da área dos arboretos, Dr. Paulo Ernani, pesquisador aposentado da Embrapa-Florestas e autor da série de cinco volumes chamada “Espécies Arbóreas Brasileiras”. “Aqui na Bimini existem três arvoredos com mais de 300 espécies de árvores”, acrescentou Steidle. Ele também destacou a importância de incentivar o plantio de árvores para manter equilíbrio ambiental e hídrico. “Infelizmente, o estadod do Paraná atualmente tem apenas 3% de sua mata nativa”, lamentou. 

    A professora Sandra Garcia, que coordena uma pesquisa sobre a palmeira Juçara no Departamento de Ciência dos Alimentos da UEL, também estará no encontro. As professoras Bruna Karla e Egláia de Carvalho também comparecerão com cerca de 40 alunos do Colégio Estadual José Alexandre Chiarelli, da região dos Cinco Conjuntos, para uma aula diferente, que será parte do documentário franco-alemão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: