Pesquisar
Close this search box.

Lei quer liberar reguladores de ar nos hidrômetros da Sanepar

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Lei quer liberar reguladores...
    Um projeto de lei quer regulamentar a instalação de reguladores de ar nos hidrômetros na cidade de Rolândia, impedindo a passagem de ar nos tubos, que pode representar uma cobrança extra nas faturas de água. A leitura do projeto aconteceu na primeira sessão do ano, na segunda (18) e ele seguirá para votação nas duas próximas sessões. 

    A justificativa do autor do projeto, vereador João Ardigo (PSB), é que a instalação do regulador de ar abaixaria o preço na fatura, porque permitiria que o hidrômetro diferencie o ar da água. “Muitas pessoas reclamam que as contas vêm mais altas porque, além da água, está passando ar. Inclusive, na última semana, tivemos quatro dias em que não tivemos água. O hidrômetro continuou girando e passando ar”, afirmou Ardigo. Estudos revelam que a interrupção do abastecimento acaba custando ao consumidor, pois os canos se enchem de ar e o hidrômetro continua girando ininterruptamente.

    O projeto visa liberar que as pessoas possam usar os redutores de ar nos seus respectivos relógios, evitando problemas com a Sanepar devido à instalação. “A lei vem para regularizar, não ter problemas jurídicos para a população”, explicou. Uma vez que o hidrômetro já esteja instalado na residência, o morador pode colocar o seu redutor. Se for antes da instalação do hidrômetro, é preciso autorização da Sanepar. “Estamos lutando para que acabe a tarifa mínima e também, para tirar esse ar e a população não pagar sobre isso, pagar apenas pelo que usa”, concluiu o vereador. 
NOTA DA SANEPAR SOBRE EQUIPAMENTOS ELIMINADORES DE AR

A Sanepar cumpre a Lei Estadual 13.962/2002, regulamentada pelo Decreto Estadual 953/2007, que dispõe sobre a questão no Paraná.
Conforme a legislação vigente, “A instalação dos eliminadores de ar só poderá ocorrer na rede de distribuição global, ficando vedada qualquer instalação deste aparelho na ligação e instalação predial de água, formadas pelo ramal predial, cavalete, hidrômetro e demais conexões e tubulações localizadas no imóvel dos usuários”. E ainda: “Somente a Sanepar poderá executar a instalação dos eliminadores de ar, sendo que poderá fazê-lo diretamente ou através de terceiros, mediante processo licitatório e sob sua fiscalização.”
Pensando sempre de forma coletiva, nos pontos onde a intermitência e/ou interrupção no abastecimento é maior, a Sanepar instala ventosas na rede de distribuição. Estas ventosas, equipamentos testados e tecnicamente aprovados, têm como função eliminar o ar que se formou na rede antes que ele chegue à casa dos clientes.
Em testes realizados, tanto laboratoriais quanto em situações reais, a quantidade de ar que passou pelo hidrômetro é tão pequena que não chegou a representar diferenças significativas para o consumo.
A Sanepar alerta ainda que a instalação indevida desse tipo de equipamento, além de infringir a legislação, pode causar grave risco à saúde pública, prejudicando a qualidade da água ao oportunizar a contaminação pelo manuseio inapropriado das instalações.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato diretamente com a Sanepar na Central de Relacionamento com o Cliente que, em Rolândia, fica na Avenida Presidente Bernardes, 475, ou pelo telefone 0800 200 0115, para que a situação seja verificada pontualmente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: