Pesquisar
Close this search box.

Opinião: Vamos melhorar o Brasil?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Opinião: Vamos melhorar o...
    Andando pelas ruas de Rolândia, não é difícil encher sacolas de lixo jogados nas vias. Garrafas Pet, maços de cigarros vazios, copos plásticos e toda sorte de lixo, e especialmente nas ruas do centro, onde o fluxo de pessoas é grande.

    Muda governo, todo mundo acha que agora vai melhorar, que o novo prefeito vai fazer coisas que o antecessor não fez, muitos pensam assim. Mas e cada um de nós, qual seria nosso papel como cidadãos responsáveis nessa conjuntura? 

    É preciso que cada um de nós, com nova postura de educação e amor à cidade, procuremos melhorar nas pequenas coisas, dar o exemplo aos nossos filhos, netos, ensiná-los a respeitar a cidade não jogando lixo nas ruas. É incrível que ainda temos pessoas que o fazem sem o menor constrangimento e falta de educação e responsabilidade social, afinal a cidade é de todos, mas cada um de nós deveríamos agir de uma maneira diferente. Segundo informações, sessenta por cento dos bueiros de esgotamento de águas de chuva estão entupidos pelo lixo. 

    O poder público também tem a sua responsabilidade nessa questão, faltam pequenas lixeiras nas ruas para que se possa depositar o lixo corretamente. A Prefeitura colocou algumas lixeiras grandes no centro e em alguns lugares considerados de maior demanda, mas mesmo assim ainda não é suficiente. É necessário muitas pequenas lixeiras que poderiam ser fabricadas pela própria prefeitura, com um sistema de bascular (virar) que facilitaria muito o esvaziamento dessas lixeiras e distribuí-las ao longo das ruas. Visitando cidades que tem esse tipo de lixeiras, inclusive no exterior, tenho fotos de pequenas lixeiras à disposição da Prefeitura.

    Sugiro que a Secretaria de Meio Ambiente inicie uma campanha distribuindo panfletos (mais lixo?) à população em toda a cidade, com equipes se deslocando desde o centro até os bairros, solicitando a colaboração de todos nessa mudança de comportamento. E nos colégios, através de palestras, solicitando aos jovens que são muito sensíveis a essas mudanças de comportamento, que eles sejam os difusores dessa mudança. E assim, com responsabilidade social, possamos transformar essa cidade tão simpática e hospitaleira, num modelo de cidadania e amor à Pátria.

    Só assim poderemos esperar que cada um fazendo sua parte, o Brasil possa realmente ser mudado para melhor em todos os níveis, simplesmente com mudanças de atitudes e de amor à cidade. Não podemos simplesmente cruzar os braços e esperar que algum milagre aconteça, esse milagre chama-se mudança de atitude!

Ailton Siécola Moreira

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: