Pesquisar
Close this search box.

A força está com elas – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. A força está com...
    Olá empreendedores! Como é de conhecimento de todos, o mês de março é considerado o mês das mulheres. Aproveitando essa oportunidade, acho justo dedicar este artigo a elas.
Ser empreendedor no Brasil é um grande desafio para qualquer pessoa. Imagine para as mulheres. Além das dificuldades inerentes à gestão de uma organização, a mulher carrega a obrigatoriedade de provar, diariamente, que é tão competente, talentosa e confiável quanto os homens. Sem contar com as suas tarefas domésticas, que exigem dela, o cuidado com a família e a casa.

    Apesar de todas as dificuldades, desconfianças e preconceitos, as mulheres, vem conseguindo gradativamente ocupar o seu espaço no mundo dos negócios, tornando-se cada vez mais protagonistas neste universo empresarial. Mulheres que administram o seu próprio negócio ou que ocupam cargos diretivos em diversas organizações são cada vez mais comuns.
  
    Mas se eu pedir a você para citar um nome de um empreendedor de sucesso no Brasil, é provável que você se lembre de nomes como Sílvio Santos, Luciano Huck, Flávio Augusto, Jorge Paulo Lemann, Robinson Chiba, Abílio Diniz, entre outros. E se esqueça de nomes como Maria Luiza Trajano (presidente da Magazine Luiza), Chieko Aoki (fundadora da rede de hotéis Blue Tree Hotels), Sônia Hess (presidente da camisaria Dudalina) ou mesmo Leila Pereira (presidente da financeira Crefisa). Acertei?

    Minha intenção aqui não é descobrir quem é mais competente na difícil arte de empreender. O meu objetivo é enaltecer as conquistas das mulheres e o seu importante papel no desenvolvimento econômico do nosso país. 

    Em meu primeiro emprego, fui comandado por três talentosas empresárias. E confesso que foi uma bela experiência. Atualmente, tenho várias empreendedoras entre os meus clientes. Todas extremamente competentes, visionárias e comprometidas com o sucesso dos seus negócios. Um motivo de grande orgulho para mim. 

    Quero concluir, destacando que o empreendedorismo feminino de sucesso está também entre nós. Vou correr o risco de ser injusto esquecendo de citar nomes, mas quero destacar o legado que está sendo deixado por empreendedoras de nossa cidade, como Talita Miranda, Karina Lovato, Eliana Santos, Tereza Maehama, Franciely Naito, Maria Fernanda Casado, Marilda Pirani e Elisabete Jacinto. Fica aqui a minha homenagem a você, mulher do trabalho, das empresas e dos negócios!

    Sou um amigo do empreendedor.  Entre em contato comigo pelo e-mail: [email protected].

Fábio Iwakura é consultor empresarial, diretor da inteligência Consultoria e colunista do Jornal de Rolândia 
Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: