Pesquisar
Close this search box.

Denúncias via App da PM

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Denúncias via App da...
    Rolândia já tem à disposição o aplicativo de celular “APP 190 PR” da Polícia Militar. O lançamento foi na sede do 15º Batalhão da PM de Rolândia, na manhã de segunda (11). Dispositivos com sistemas Android e iOS já podem baixar o aplicativo, como uma forma de facilitar o atendimento e a comunicação de ocorrências. O app foi lançado pela PM em Curitiba no mês de outubro, em Londrina há duas semanas e está chegando a todo o estado. 

    O Major José Carlos de Oliveira, comandante do 15º BPM, ressalta que o app pode ser utilizado tanto em situações de denúncia de som alto, como ao perceber invasão de criminosos na residência, fornecendo máximo de detalhes nessas ocasiões de urgência. “Ao acessar o aplicativo, você vai conversar via chat instantâneo com o policial atendente”, explicou. 

    A comunicação é feita por atendentes de Curitiba, que repassam no sistema integrado da PM para que o atendimento seja realizado pelos policiais da cidade. Assim que há o cadastro da ocorrência no app, instantaneamente a PM de Rolândia já é comunicada para o atendimento. “A viatura já vai ser despachada para o endereço solicitado, sabendo da ocorrência e do nome do solicitante”, revelou o comandante. 

    Com o app, a expectativa é zerar os trotes à PM, que representam 70% das chamadas recebidas pela polícia. No primeiro acesso, a pessoa terá que fazer um pequeno cadastro com dados pessoais. “Você vai acessar com o CPF e senha, ou seja, você não poderá fazer uma falsa comunicação”, justificou o major. Uma novidade é a funcionalidade do app para surdos e mudos, com atendimento em libras. “É um avanço da Polícia Militar nesses termos de acessibilidade”, lembrou.

    Como funciona
    Após o cadastro, o usuário precisa sair do app e ao retornar, já poderá utilizá-lo para registrar ocorrências. Na tela principal, serão disponibilizadas as opções de chat direto com a Polícia Militar e abertura de ocorrências por: Barulho (perturbação do sossego), violência doméstica (lesão corporal ou ameaça), trânsito (acidente ou infrações) e outros (qualquer outro tipo de ocorrência que não seja os três primeiros, como roubo/furto, pessoas suspeitas, etc).

    De forma didática, o aplicativo indica os passos para o usuário responder sobre a ocorrência e digitar os dados necessários para o registro, podendo anexar até duas fotos e um vídeo. O app ainda contém os menus “Telefones de emergência”, “Minhas ocorrências”, para o controle dos acionamentos – ocorrências em atendimento e encerradas, “Dúvidas” que dá encaminhamento ao fale conosco da PMPR e “Sobre o App” com informações do sistema. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: