Pesquisar
Close this search box.

Troca de bolsas de sangue quase causa tragédia no São Rafael

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Troca de bolsas de...

    A troca de duas bolsas de sangue quase provocou uma tragédia no Hospital São Rafael na noite do sábado (23). Os pacientes José Volpato (60 anos) e Panfilio Visquette (80) tiveram uma forte reação alérgica, provavelmente ocasionado por reação na transfusão de sangue. Os parentes dos dois, que estavam no hospital, disseram que as bolsas de sangue foram trocadas – os dois têm tipo de sangue diferentes.

    Após a constatação, o médico plantonista, Dr. Bruno Henrique Sena, agiu de forma rápida, realizando todos os esforços para o pronto restabelecimento do paciente. O Samu foi chamado e os dois pacientes foram levados até o Hospital Universitário de Londina (HU) e estão estabilizados.

    Os familiares de José Volpato contam que o paciente estava internado no São Rafael (quarto 216) e que o senhor Panfirio estava na enfermaria, com infecção urinária. “Meu tio estava com muita anemia – ele faz tratamento no HCL (Hospital do Câncer de Londrina). O HCL entrou em contato com o São Rafael e disse que para essa anemia uma bolsa de sangue resolveria”, afirmou o sobrinho de José Volpato, que tem sangue B+.

    Acontece que o senhor Panfilio iria receber duas bolsas de sangue, pois também estava com anemia – ele tem sangue A+. “A primeira bolsa estava certa, mas parece que a sua segunda bolsa foi trocada com a do meu tio, que ficou por mais de meia hora recebendo a bolsa errada de sangue”, ressaltou o sobrinho. Um dos filhos do senhor Panfilio percebeu o erro quando viu algumas reações do pai, que ficou cerca de 5 minutos com a bolsa errada. “Mas nós não sabíamos disso. Meu tio estava tendo um ataque e minha tia chamou a gente”, revelou o sobrinho.

    De acordo com os familiares de José Volpato, eles ficaram sabendo da troca das bolsas de sangue através da filha do senhor Panfilio. “Ela chegou até nós e perguntou se éramos parentes do paciente que tinha recebido a bolsa errada também. Ficamos atônitos”, afirmaram os familiares de José Volpato. Os parentes foram para dentro do hospital e pegaram os documentos que demonstravam o erro acontecido, o que também foi feito pelos familiares do senhor Panfilio.

    São Rafael
    A direção do Hospital São Rafael divulgou uma nota afirmando que irá fazer uma sindicância para apurar os fatos e tomar as providências necessárias quanto ao ocorrido. A direção também se desculpou com os pacientes e familiares “antes mesmo do resultado da sindicância” (leia a nota na íntegra abaixo).
    COMUNICADO
    O Hospital São Rafael de Rolândia (HSR), vem a público comunicar a comunidade de Rolândia e Região, o ocorrido na noite de ontem, 23/03/2019, quanto a reação alérgica apresentada pelos pacientes José Volpato (60) anos e Panfilio Visquete (80) anos, provavelmente ocasionado por reação na transfusão de sangue.
Após a constatação, o médico plantonista, Dr. Bruno Henrique Sena, agiu de forma rápida, realizando todos os esforços para o pronto restabelecimento do paciente.
Por volta das 21:00 horas foi solicitado contato com o SAMU para cogitação de transferência para o HU Hospital Universitário, devido a hipótese de reação transfusional, o qual foi atendida as 22:00 horas, com os pacientes já apresentando sinais vitais normais, totalmente estabilizados e em plena consciência.
Em contato no dia de hoje, 24/03/2019 com o Hospital Universitário, fomos informados que os pacientes se encontram em situação estável.
É desejo desta Diretoria de que todos os fatos sejam apurados, e para isso já entramos com processo de sindicância na intenção de apurar o acontecido e tomar as devidas providências quanto ao ocorrido.
Estamos trabalhando arduamente para o restabelecimento do Hospital São Rafael, diante de tantos anos na ociosidade que estava a Instituição, é fato de que ainda temos muito a fazer, mas em momento algum vamos desanimar diante das dificuldades e de acontecimentos que infelizmente possam vir a ocorrer, pois acreditamos em nosso trabalho e temos profunda consciência de que juntos com nossos colaboradores e corpo clinico, conseguiremos alcançar nosso objetivo.
Ao ocorrido, antes mesmo do resultado da sindicância, nossos sinceros pedidos de desculpas aos pacientes e familiares.
A DIREÇAO!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: