Pesquisar
Close this search box.

LIRAa aponta que 6 em cada 100 casas de Rolândia têm o foco do Aedes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. LIRAa aponta que 6...
    O Índice de Infestação Predial do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de Rolândia, realizado aos dias 11 e 15 de março de 2019, foi de 5,8%. Isso quer dizer que a cada 100 casas, cerca de 6 apresentam focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Esse valor coloca o município em uma situação de alto risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável. O último índice, dos dias 14 e 17 de janeiro de 2019, foi de 4,9%. 

    Apesar do alto índice, desde agosto de 2018 foram confirmados somente dois casos de dengue – nenhum deles em 2019. O LIRAa é calculado a partir de amostragens coletadas em todos os pontos da cidade. Os bairros com maiores índices neste LIRAa foram o Monte Carlo, Domingos Neves, Gustavo Giordani, Cidade Nova, Perazolo e Francischini, exigindo mais ações em educação em saúde, remoção de criadouros específicos e entrada de casa em casa.

    O levantamento constatou que os maiores criadouros são os vasos de plantas e pratos de retenção de água utilizados nestes utensílios, além de tonéis utilizados para armazenamento de água de chuva. Ou seja: o mosquito está se proliferando próximo às pessoas que não estão atuando para impedir a água parada em suas residências. 

    A população apresenta um papel muito importante no combate ao vetor e deve ajudar mantendo os quintais limpos e sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente.

    Vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada. Pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. 

    Além disso tudo, a limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: